Alessandro Vieira protocola CPI para investigar relações entre Moraes e Toffoli com Vorcaro

Senador Alessandro Vieira | Andressa Anholete/Agência Senado



O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou nesta segunda-feira (9) um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar eventuais relações pessoais, financeiras ou de outra natureza entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli e o empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.

O senador já havia alcançado o número mínimo de assinaturas necessário para solicitar a abertura da comissão, conforme antecipado pelo SBT News. O requerimento conta com 35 assinaturas, número superior ao mínimo de 27 senadores exigidos para a instalação de uma CPI no Senado.

A proposta prevê a apuração de possíveis vínculos entre os ministros do STF e o empresário, além de eventuais reflexos dessas relações sobre a atuação funcional dos magistrados no exercício de suas atribuições institucionais.

O texto também menciona a investigação de fatos correlatos envolvendo pessoas físicas e jurídicas ligadas ao conglomerado econômico do Banco Master.

“O caso Master revelou ao país uma complexa teia de irregularidades financeiras, cujos desdobramentos investigativos alcançaram o coração do Poder Judiciário nacional”, afirmou o senador Alessandro Vieira no documento.

Citações a Toffoli e Alexandre de Moraes

Entre os pontos citados no requerimento está a participação do ministro Dias Toffoli em um empreendimento turístico ligado ao grupo empresarial de Daniel Vorcaro, o resort Tayayá, localizado no interior do Paraná.

Segundo o senador, a relação envolvendo o empreendimento levanta questionamentos sobre eventuais vínculos entre o magistrado e o empresário investigado.

No caso do ministro Alexandre de Moraes, o documento menciona um contrato de honorários firmado entre o Banco Master e a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro.

O contrato prevê remuneração mensal de R$ 3,6 milhões a partir de janeiro de 2024. Caso seja executado até o prazo estipulado de 2027, o valor total pode chegar a R$ 129 milhões.

Mensagens citadas no requerimento

O requerimento também menciona mensagens atribuídas ao empresário Daniel Vorcaro em conversa com sua então namorada, nas quais ele relata ter se encontrado com o ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com o documento apresentado no Senado, o conteúdo das mensagens indicaria proximidade e encontros entre o empresário e o magistrado, circunstância que, segundo o senador, reforça a necessidade de esclarecimentos públicos sobre a natureza dessas interações.


Assinaram o requerimento:


Sen. Alessandro Vieira (MDB/SE)


Sen. Astronauta Marcos Pontes (PL/SP)


Sen. Eduardo Girão (NOVO/CE)


Sen. Magno Malta (PL/ES)


Sen. Luis Carlos Heinze (PP/RS)


Sen. Sergio Moro (UNIÃO/PR)


Sen. Esperidião Amin (PP/SC)


Sen. Carlos Portinho (PL/RJ)


Sen. Styvenson Valentim (PSDB/RN)


Sen. Marcio Bittar (PL/AC)


Sen. Plínio Valério (PSDB/AM)


Sen. Sen. Jaime Bagattoli (PL/RO)


Sen. Oriovisto Guimarães (PSDB/PR)


Sen. Damares Alves (REPUBLICANOS/DF)


Sen. Cleitinho (REPUBLICANOS/MG)


Sen. Hamilton Mourão (REPUBLICANOS/RS)


Sen. Vanderlan Cardoso (PSD/GO)


Sen. Jorge Kajuru (PSB/GO)


Sen. Margareth Buzetti (PP/MT)


Sen. Alan Rick (REPUBLICANOS/AC)


Sen. Wilder Morais (PL/GO)


Sen. Izalci Lucas (PL/DF)


Sen. Mara Gabrilli (PSD/SP)


Sen. Marcos do Val (PODEMOS/ES)


Sen. Rogério Marinho (PL/RN)


Sen. Flávio Arns (PSB/PR)


Sen. Laércio Oliveira (PP/SE)


Sen. Dr. Hiran (PP/RR)


Sen. Flávio Bolsonaro (PL/RJ)


Sen. Nelsinho Trad (PSD/MS)


Sen. Marcos Rogério (PL/RO)


Sen. Wellington Fagundes (PL/MT)


Sen. Carlos Viana (PODEMOS/MG)


Sen. Efraim Filho UNIÃO/PB


Sen. Tereza Cristina PP/MS

Postar um comentário

0 Comentários