Reprodução
Após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita o crescimento dos gastos públicos à taxa da inflação pelos próximos 20 anos, estudantes de quatro escolas do município de Casa Nova (BA) saíram para reivindicar nas ruas nesta sexta-feira, (14), em grande concentração.
Com incentivo dos alunos do 3° Ano do Centro Educacional Antonio Honorato, os alunos mobilizados com cartazes e carro de som, alegam que a lei “congela os investimentos em Saúde, educação por 20 anos. No caso os investimentos são cortados ao meio de acordo com a inflação do País”.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que “não há possibilidade de prosseguir economicamente no Brasil gastando muito mais do que a sociedade pode pagar. Este não é um plano meramente fiscal.” Para a equipe econômica, mesmo sem atacar frontalmente outros problemas crônicos das contas, como a Previdência, o mecanismo vai ajudar “a recuperar a confiança do mercado, a gerar emprego e renda” ao mesmo tempo em que conterá os gastos públicos, que estão crescendo ano a ano, sem serem acompanhados pela arrecadação de impostos. Para uma parte dos especialistas, pela primeira vez o Governo está atacando os gastos, e não apenas pensando em aumentar as receitas. O Governo Temer não cogita, no momento, lançar mão de outras estratégias, como aumento de impostos ou mesmo uma reforma tributária, para ajudar a sanar o problema do aumento de gasto público no tempo. (Fonte: Blogedenevaldoalves)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.