Chuva provoca alagamento de creches e escolas em Petrolina, PE

Carro usado como transporte escolar de crianças ficou atolado (Reprodução do G1 / Foto: Táine Guerreiro / Arquivo pessoal)


A chuva que atingiu Petrolina, no Sertão de Pernambuco, durante a madrugada desta terça-feira (21), causou alagamentos em vários pontos e provocou o fechamento temporário de creches, escolas e postos de saúde da cidade. Alguns bairros ficaram sem energia desde a meia-noite e ate às 10h o fornecimento não tinha sido reestabelecido. O trânsito ficou lento e a Defesa Civil entrou em estado de alerta.
De acordo com o coordenador do laboratório de meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário de Miranda, os locais mais afetados pela chuva foram os bairros da Zona Norte da cidade. Em uma das estações de medição foi registrado 231 milímetros de chuva. O volume corresponde ao que era esperado para os meses de fevereiro e março juntos.
A chuva causou alagamento no bairro João de Deus, na Zona Norte, e a circulação de veículos foi prejudicada. O posto de saúde amanheceu alagado e o atendimento aos pacientes não começou no horário previsto. Algumas escolas da cidade amanheceram inundadas e o acesso de funcionários e alunos ficou comprometido. A Secretaria de Educação está realizando um levantamento do número de colégios que foram afetados pela chuva.
Ruas do bairro João de Deus ficaram alagadas e trânsito ficou comprometido (Foto: Isa Mendes / TV Grande Rio)

Na Rua 12 do bairro Ouro Preto, na Zona Oeste o canal transbordou, assim como ocorreu no canal do bairro Cacheado. No Parque Massangano, também na Zona Oeste, um veículo de transporte escolar ficou atolado na lama.
Na Rua 74 do bairro Cohab Massangano, a chuva queimou uma fiação e as casas ficaram sem energia. Moradores informaram que entraram em contato com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), mas os técnicos informaram que precisavam de uma autorização de Recife, capital pernambucana, para realizar o conserto. Pelo menos outros cinco localidades também ficaram sem energia.
Estado de alerta
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade informou que devido a chuva, a Defesa Civil iniciou uma vistoria em pontos críticos da cidade que exigem mais atenção. Como ainda pode ocorrer pancadas de chuva durante o dia, a orientação da Defesa Civil é para que a população não permaneça em áreas onde existem riscos de acidentes.

Previsão
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a previsão para esta terça-feira (21) e para a quarta (22), é de chuva fraca a moderada durante a tarde e noite. “Essa chuva ocorreu devido ao sistema chamado de vórtice ciclônico de ar susperior. Ele se forma em torno de 12 quilômetros, tem circulação em sentido horário e ajuda no processo de formação de nuvens, o que favorece as chuvas. Nas próximas 48h ainda temos previsão de chuva”, explicou a meteorologista Zilurdes Lopes.
Fornecimento de energia
Em nota, a Celpe informou as fortes chuvas ocorridas na madrugada está acima dos volumes considerados normais para a época e que por esse motivo a empresa reforçou o número de equipes para atender ocorrências com maior agilidade.
Sobre possíveis queimas de equipamentos, a Celpe orienta que o cliente formalize uma solicitação de ressarcimento por danos elétricos nos canais de atendimento da companhia. O equipamento não deve ser consertado até a vistoria técnica. Informações da Taisa Alencar / G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários