Moradores constroem lombadas nas ruas do Vila Carolina em Petrolina, PE

(Reprodução / TV Grande Rio)


Os quebra-molas ou lombadas são aliados no trânsito, pois funcionam como redutores de velocidade nas vias. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, moradores  estão construindo os quebra-molas sem autorização do órgão responsável. A prática irregular pode oferecer danos aos veículos e ainda provocar acidentes.
É o caso dos moradores da Rua Portela, no bairro Vila Carolina, na Zona Leste da cidade. A técnica em Enfermagem, Laydejanne Araújo, mora no local e percebe que os carros e as motos passam com velocidade acima do normal.“O fluxo do trânsito é intenso. Temos muitas crianças aqui na rua e os carros não respeitam, passam em uma velocidade alta”, disse.
A confeiteira Marluce da Silva também é moradora da Rua Portela e, segundo ela, a rua quase se assemelha a uma pista de 'rally', por causa dos motoristas que não respeitam o limite de velocidade. “Os carros quando passam aqui não respeitam, passam na maior velocidade e aqui mora bastante criança”, disse.
Lombadas são construidas por moradores de Petrolina  (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Lombadas são construídas por moradores
de Petrolina (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
Há cerca de três meses, os moradores do bairro Vila Carolina solicitaram à prefeitura a construção de quebra-molas no local, mas não foram atendidos. Por isso, construíram três lombadas por conta própria.
Apesar da necessidade em construir redutores de velocidade, a prática realizada sem a devida fiscalização de um órgão especialista acaba resultando na construção de quebra-molas irregulares.
O gerente de manutenção e sinalização de trânsito Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Givaldo da Cruz, alerta para o perigo da prática. “Uma lombada, de uma para outra, tem que ter no mínimo 50 metros de distância. Nesse caso não tem nem 30 metros. E a altura está irregular, a largura da lombada também. Então,um veículo que passar por uma lombada dessa vai ter danos, vai quebrar a mola, vai danificar o veículo”, disse.
O gerente explicou que a construção do quebra-molas deve ser feita mediante autorização da prefeitura. “Qualquer cidadão pode fazer a solicitação da lombada, contanto que mande um ofício ao órgão responsável, a Ammpla. É feito um estudo para ver a necessidade do local e o procedimento é autorizado”, disse. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários