Laudo confirma que Centro de Parto Normal de Petrolina inaugurado na gestão passada não tem condições de funcionar




No apagar das luzes da gestão passada, dia 29 de dezembro de 2016, o ex-prefeito de Petrolina(PE), Julio Lossio, inaugurou as instalações do Centro de Parto Normal, que tinha o objetivo de otimizar o fluxo de partos na cidade. Esta semana, o município recebeu a visita da Vigilância Sanitária do Estado, que confirmou o parecer já emitido pela atual equipe da Secretaria Municipal de Saúde: a Casa de Parto não tem condições de funcionamento por não atender às normas ministeriais e da vigilância sanitária.

Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito do município, Miguel Coelho, visitou a estrutura do local. “Desde que assumimos a gestão, já havíamos diagnosticado que a Casa de Parto não tinha a menor condição de funcionamento, e agora nós tivemos a confirmação da Vigilância Sanitária do Estado. O laudo reforça que o local não atende às portarias do Ministério da Saúde, a decretos do governo do estado e da vigilância sanitária estadual”, destacou.

Segundo o prefeito, será realizado um projeto para devolver a estrutura à Secretaria Municipal de Saúde que hoje está dividida em três departamentos. “O que nós entendemos é que foi construído um puxadinho numa tentativa de ludibriar a população com falsa expectativa. Vamos devolver a estrutura à Secretaria para que ela possa atender de uma forma compatível com que a população merece, um atendimento humanizado e profissional, além de garantir melhores condições de trabalho para os servidores”, explicou.

A secretária municipal de saúde, Magnilde Albuquerque, que acompanhou o prefeito durante a visita, informou que já está sendo elaborado um projeto para uma nova Casa de Parto, próximo ao Hospital Dom Malan (HDM)/Imip. Ela reforçou a importância da retomada do prédio para os trabalhos administrativos da pasta.

“Encontramos a secretaria esfacelada, com setores separados e distantes uns dos outros, sem comunicação e sem telefone. Quando voltarmos para este prédio vamos ficar com a equipe unidade, facilitando o trabalho dos servidores e o acesso dos pacientes também”, disse a secretária.

Postar um comentário

0 Comentários