Moradores de povoado em Salgueiro (PE) vivem sem energia, apesar de estarem a 100 m de rede elétrica


(Reprodução / TV Grande Rio)

No Sertão de Pernambuco, moradores do vilarejo do Geraldo, que fica na Zona Rural de Salgueiro, estão vivendo sem energia elétrica em casa. As residências ficam a 100 metros de uma rede de elétrica, e mesmo com a proximidade, não possuem acesso ainda à eletricidade e ao uso da tecnologia.

Há três anos, Cicero Elpídio da Silva espera ter luz em casa. Ele até instalou toda a fiação elétrica, mas ela não é utilizada na residência. “O sonho meu é ter energia e não tem. Não pode ter nada, não pode butar outras coisas só pode butar o candeeiro num sabe?”, conta o aposentado.

O povoado do Geraldo é pequeno e fica no meio da Caatinga. No local, ninguém tem acesso à tecnologia e as crianças usam a imaginação para brincar, não há geladeiras, o fogão é a lenha a À noite, a casa é iluminada pela luz do candeeiro.

Francisco José da Silva tem 66 anos de idade e nunca teve acesso à energia elétrica. Ele comprou uma TV e nunca usou o aparelho. “Comprei e nunca pude usar. Fazia o cadastro e nunca chegava, quando chegar eu vou usar ela", comenta.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salgueiro diz que já solicitou à concessionária pernambucana energia elétrica para o povoado. "Foi feito o pedido da energia há mais de anos e estamos aguardando. Alega-se que tem quer ser feito um projeto de baixa tensão para em seguida puxar pras famílias", esclarece o presidente do sindicato, Dezinho Matias.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou em nota que vai fazer a obra necessária e que o vilarejo receberá energia em um mês. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários