No mês do autismo, monumentos e prédios públicos de Petrolina ganham iluminação azul



Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, o Dia Mundial do Autismo é celebrado em 02 de abril desde 2008. Solidária à conscientização da população sobre o autismo e em homenagem a todos os autistas de Petrolina, alguns monumentos e prédios públicos da cidade estão com a iluminação na cor azul, símbolo da luta autista, e que deve ser mantida até o fim do mês. Entre os locais que receberam nova cor na iluminação, estão o prédio da Prefeitura Municipal, a Concha Acústica, a Igreja Catedral e o Monumento da Integração, Monumento à Bíblia, Monumento do Centenário e Casa Bolsa.

O trabalho foi realizado pelas equipes da secretaria executiva de Serviços Públicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). 

AUTISMO 
O Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) está descrito no Manual de Transtornos Mentais (DSM) desde 1980. No mais recente, DSM-5, é descrito como um distúrbio de desenvolvimento que leva a comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se iniciam nos primeiros anos de vida. Em todo o mundo, pelo menos 70 milhões de pessoas em todo mundo se enquadram dentro do espectro autista. Em Petrolina, há uma estimativa de que existam mais de 300 autistas, sendo que 156 deles são assistidos pela rede municipal de ensino.

Felipe Pereira / Ascom PMP / Foto: SEDURBS

Postar um comentário

0 Comentários