Profissionais de Saúde do HDM fazem curso de amamentação

(Reprodução)



Nesse primeiro quadrimestre de 2017, cerca de 150 profissionais de saúde do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, de Petrolina, já passaram pelo Curso de Amamentação para a Maternidade oferecido pelo Banco de Leite Materno da unidade (BIAMA) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente. A iniciativa faz parte do cumprimento dos 10 passos para o aleitamento materno e ajuda o HDM a manter a conquista do selo de Hospital Amigo da Criança, que ele detém desde 1995.
De acordo com a enfermeira da Educação Permanente, Rejane Lins, para que o Dom Malan continue com esse título é preciso que, entre outras exigências, 80% dos profissionais de saúde cumpram a carga horária de 20h. “Apesar do curso não perder a validade, ele precisa ser oferecido periodicamente, pois em hospitais existe uma rotatividade grande de funcionários. Nós temos um controle interno dos que já fizeram e os novatos que realizaram em outra unidade de saúde podem trazer o certificado. Ao total, já alcançamos mais de 500 pessoas nas duas últimas edições do curso no HDM”, ressalta.


Nesse momento, o curso é voltado para os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais, mas ainda esse ano será ofertada uma versão diferenciada para a área administrativa, recepção e portaria. “O interessante é que todos que trabalham no Hospital Amigo da Criança saibam da importância de se promover e incentivar o aleitamento materno. Ao passar pelo curso, o profissional recebe as informações necessárias e se sente mais seguro para orientar as gestantes quanto aos riscos e prejuízos do uso da chupeta e da introdução do leite artificial antes dos seis meses, por exemplo”, esclarece a enfermeira gerente do BIAMA, Yany Cruz.
Para ministrar o curso, a enfermeira esclarece que basta ter assistido para ser um multiplicador. “Todo mundo que faz o curso pode repassar as informações, tornando-se um orientador”, informa. No curso também são abordados assuntos como: parto humanizado; cuidados com o recém-nascido com disfunção oral; importância do contato pele a pele do bebê com a mãe na primeira hora de vida e do alojamento conjunto; amamentação em livre demanda e relevância do selo.
Selo IHAC
O selo de Hospital Amigo da Criança [IHAC] é uma honraria muito importante, idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno em todo o mundo. Tem como objetivo mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram criados os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. Para saber mais acesse: https://www.unicef.org/brazil/pt/activities_9994.htm.

Postar um comentário

0 Comentários