Governo de PE inclui Caruaru em decreto de estado de calamidade após chuvas

Caruaru é um dos 15 municípios pernambucanos em estado de calamidade (Foto: Reprodução/TV Globo)


Governo de Pernambuco incluiu Caruaru no decreto de estado de calamidade emitido após as chuvas que atingiram municípios do Agreste e Mata Sul entre o sábado (27) e o domingo (28).

Em reunião com o secretariado na segunda-feira (29), foi determinado que seja feito um esforço conjunto no intuito de minimizar os impactos das fortes chuvas. Para isso, o governador Paulo Câmara designou que cada gestor das pastas coordene um dos 15 escritórios locais nos municípios em estado de calamidade.

" O que o governador quer são ações conjuntas, de auxílio aos municípios e aos pernambucanos", esclareceu o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni. Além de coordenar, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) e com as prefeituras, as secretarias também serão responsáveis por emitir relatórios diários e enviá-los ao gabinete central, mantido no Palácio do Campo das Princesas.

Com relação às ações que estão sendo realizadas no esforço de amenizar os danos causados pelas chuvas dos últimos dias, Stefanni esclareceu que as equipes estão de prontidão, trabalhando 24 horas por dia, e que os leitos dos rios e as barreiras estão sendo monitorados.

Além de Caruaru, outros 14 municípios também estão em estado de calamidade. São os seguintes: Rio Formoso, Ribeirão, Água Preta, Palmares, Catende, Maraial, Belém de Maria, Barreiros, Amaraji, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Gameleira, Cortês e Jaqueira.

Chuvas em Pernambuco


Cidades do Agreste e Mata Sul receberam um grande volume de chuvas, o que não ocorria desde 2010, quando houve a última grande cheia no Estado. No entanto, o grande volume deixou ao menos quatro mil desalojados, vários desabrigados, dois mortos e dois desaparecidos. Informações do G1 Caruaru.

Postar um comentário

0 Comentários