Serviço Social e Educação Permanente da UPAE/IMIP de Petrolina palestram sobre saúde



Esta semana, através de um trabalho de parceria do Serviço Social e o Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), o público da UPAE foi agraciado com uma palestra sobre “Saúde Integral: Cuidados e Prevenção”. A iniciativa faz parte de um projeto continuado, que tem como objetivo levar, ao longo do ano, informações importantes aos usuários da Unidade.

De acordo com a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha, os temas são escolhidos de acordo com o calendário da saúde e a sazonalidade. “Buscamos trabalhar os temas comuns ligados ao setor, mas também demandas específicas que surgem da nossa observação diária. Esse mês estamos realizado atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e em maio trabalharemos a saúde da mulher, em homenagem ao Dia das Mães”, informa.

Na palestra dessa semana, a enfermeira Ilqueline Santos, abordou o novo conceito de saúde integral, que hoje em dia é bem mais abrangente do que a simples ausência de doenças e alcança o bem estar físico e mental; e a assistente social Cintia Oliveira, falou um pouco sobre a criação do Dia Mundial da Saúde, que tem como objetivo discutir anualmente um tema específico que represente uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O público presente pôde tirar dúvidas e algumas pessoas ficaram surpresas com a ação. Claudiane Coelho Ferreira, que é técnica de enfermagem e esteve na UPAE para uma consulta com o gastroenterologista considerou o momento importante. “A gente percebe que as pessoas prestam bastante atenção e se interessam pelos assuntos trazidos. Principalmente os idosos, que às vezes não levam muito em conta o que a família fala, mas numa palestra como essa param para ouvir”, destacou.

A parceria entre o Serviço Social e a Educação Permanente também alcança a UPA24h e diariamente as profissionais fazem visitas ao leito com o objetivo de tirar dúvidas dos pacientes e acompanhantes.

Postar um comentário

0 Comentários