UPAE de Petrolina lembra o Dia Mundial de Higienização das Mãos

(Reprodução)


A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/Imip) lembrou o Dia Mundial de Higienização das Mãos (05.05) com uma ação educativa promovida pelo Núcleo de Educação Permanente. A iniciativa envolveu os profissionais de saúde do serviço, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância desse ato simples que pode salvar vidas. Este ano, para a campanha, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está trabalhando o tema Salve Vidas: Higienize suas mãos e a Anvisa elegeu o slogan A Luta contra a Resistência Microbiana está em suas mãos.

“Achei os temas bem pertinentes e trabalhei em cima deles com a equipe. Esse trabalho educativo é feito constantemente, mas aproveitamos datas como essa para reforçar de uma maneira mais intensa. Temos cartazes com os dez passos da higienização correta das mãos em todas as pias e frequentemente orientamos os nossos profissionais”, ressalta a enfermeira gerente do NEP, Ilqueline Lima.

Higienização das Mãos


A higienização das mãos é a medida mais importante e reconhecida de prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, proposto pelo Ministério da Saúde e adotado pela UPAE.

De acordo com a enfermeira assistencial Vanessa Cruz dos Santos, o processo de higienização das mãos feito de forma correta pode evitar, inclusive, a infecção cruzada. “Dessa forma a gente evita a proliferação microbiana de paciente para paciente e de paciente para funcionário e usuário”, explica.

A profissional ainda ressalta que o uso da luva não interfere na higienização das mãos. É bom lembrar que ao retirar a luva temos que fazer a correta lavagem das mãos, que inclui o dorso, entre os dedos, o polegar, as polpas digitais, unhas e punhos. Lembrando de enxaguar e secar no sentido dos dedos para o punho, evitando contato direto com a torneira”.

Postar um comentário

0 Comentários