Projeto Boa Visão capacita triadores em Petrolina (PE)

(Reprodução / SES)


O Programa Boa Visão, que oferta consultas oftalmológicas para alunos da rede estadual de ensino, capacitou, nesta quinta-feira (28.07), os triadores da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Petrolina e que agrega mais seis municípios. As atividades, que ocorreram na Gerência Estadual de Educação (GRE), envolveram os profissionais de 14 escolas indígenas e 67 de ensino regular, que ficarão responsáveis por verificar, nas suas respectivas unidades, os estudantes que aparentam ter algum problema ocular. Esses alunos serão triados em agosto para que sejam consultados, a partir de setembro, pelo especialista na Unidade Pernambucana de Atenção Especialidade (UPAE) de Petrolina.

Durante a capacitação, os profissionais foram apresentados ao Programa e conheceram os pontos fundamentais da saúde ocular. “Todo o trabalho foi focado na realização da triagem de acuidade visual, que é a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Nosso objetivo é que todos saiam aptos a reconhecer sinais de problemas visuais”, explica a coordenadora do Programa Boa Visão, Mayra Ramos. A capacitação também contou com a participação da equipe da GRE.


(Reprodução / SES)

O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco criado em 2012 que busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar. Desde 2012, já foram ofertadas mais de 93 mil consultas oftalmológicas e entregues, gratuitamente, mais de 52 mil óculos corretivos. O Lafepe é o laboratório parceiro para a fabricação dos óculos. Em mutirões, a Fundação Onesight também fica responsável pela confecção das lentes corretivas.

Postar um comentário

0 Comentários