Calvície feminina: 7 mitos e verdades sobre a queda de cabelo

(Foto: Reprodução/Noticias ao Minuto)


Se engana quem acha que apenas os homens sofrem com a calvície avançada. Atualmente grande parte das mulheres também passa por este problema e são responsáveis por 15% das cirurgias de transplante capilar e 40% dos tratamentos dermatológicos. E os motivos para a queda acentuada são os mais diversos. Para acabar com as dúvidas, quem explica o que é verdade e o que é mito, quando o assunto é calvície feminina, é o Dr. Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar.


Dormir com os cabelos molhados faz mal? Verdade. Dormir com os cabelos molhados propicia um ambiente quente e úmido no couro cabeludo, favorável para o aumento de fungos e bactérias, resultando em aumento da oleosidade, formação de caspa e até mesmo queda de cabelo.
Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer dois no lugar?Mito. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios podem ficar brancos também, isso ocorre porque as células próximas da raiz não conseguem fabricar o pigmento melanina. Arrancar o fio branco não tem relação com o crescimento de outros.
A queda de cabelo pode aumentar após o parto?Verdade. Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Na medicina o problema é chamado de eflúvio telógeno, mas para alívio das mulheres a queda é temporária e esses fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.
Os cabelos cortados durante a época da lua cheia e crescente crescem mais? Mito. Não há estudos científicos que comprovem a veracidade da influência das fases da lua nos cabelos.
Tinturas e luzes deixam os fios mais quebradiços?Verdade. O processo químico de tintura causa mudanças na estrutura do cabelo, removem a camada protetora hidratante da superfície dos fios (que evita danos severos e dá brilho), deixando o cabelo mais frágil. Com isso, os fios ficam muito mais suscetíveis à quebra ao pentear, fazer escova ou prender em um rabo de cavalo, por exemplo.
Usar boné/chapéu faz cair cabelo?Mito. O uso de chapéus não faz os cabelos caírem, mas ele pode ajudar a agravar problemas do couro cabeludo como dermatite seborreica ou caspa.
Mudanças na alimentação podem aumentar a queda de cabelo?Verdade. Deve-se manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitamina A e C para que os fios se mantenham saudáveis.  As informações são do Noticias ao Minuto.

Postar um comentário

0 Comentários