Embora em tempos de crise, Belém do São Francisco, investe na Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica



Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos municípios, a Prefeitura de Belém de São Francisco(PE), consegue manter em dia, a pactuação com o Programa Mais Médicos, o que termina por engradecer a a atenção básica do município, fazendo com que, haja menos remediação e mais atenção na porta de entrada do SUS - Sistema Único de Saúde, que hoje é gerido no Município, pela Enfermeira Dra. Poliana Oliveira, que vem realizando um minucioso trabalho a frente da Atenção Básica.

Segundo o Prefeito Licínio, "é de fundamental importância, garantir o atendimento médico em todas as unidades de saúde e principalmente na atenção básica, evitado recidivas de internamentos hospitalares, que poderiam ser evitados, seja em caráter de urgência ou de emergência, caso haja esse fortalecimento. Essa é uma situação que, nem todos os municípios brasileiros, estão podendo oferecer, já que o caos financeiro é particularmente desfavorável, ocorrendo também, a dificuldade em fixar médicos em várias cidades, o que não é o caso de Belém."

Segundo a Secretária de Saúde, Ana Magalhães, que recebeu nesta segunda feira, o supervisor do programa Mais Médicos, Dr. Marco Túlio, "a Secretaria Municipal de Saúde", se encontra aberta a sugestões, sendo uma delas, a capacitação dos médicos do programa, para disponibilização do DIU (Dispositivo Intra Uterino), que tem por finalidade, evitar a gravidez indesejada. Alem disso, muitos outros assuntos foram tratados na reunião, em especial, o tratamento dispensado pacientes e seus aos quadros clínicos.

A priori, foi discutida também, a possibilidade de que um evento dessa natureza, possa ocorrer mensalmente, já que, de acordo com os participantes, além de produtiva, faz com que haja a troca de experiências para enriquecimento dos diversos profissionais que fazem parte das equipes de Estratégia de Saúde da Família e da própria comunidade, a qual a ESF está subordinada.

Postar um comentário

0 Comentários