Prefeitura de Petrolina estuda estratégias para reduzir o índice de faltas em consultas e exames pelo SUS




Faltar as consultas com especialistas e aos exames médicos marcados através do Sistema Único de Saúde (SUS) traz sérios problemas para o funcionamento do serviço. Em Petrolina, cerca de 40% dos pacientes que realizam marcações, não comparecem para a realização dos procedimentos. Segundo estudos, o índice aceitável é de 20% de faltosos.

Com o objetivo de identificar os motivos para esse índice elevado e traçar estratégias, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, esta semana, um levantamento nos bairros da cidade que apresentaram os maiores números. O primeiro foi o Loteamento Recife, zona leste do município.

A secretária executiva de gestão em saúde, Cássia Guimarães, juntamente com uma equipe da pasta, visitou a Unidade Básica de Saúde e diversas residências da localidade para saber os motivos das ausências.

“Nós tivemos diversas respostas, uns tinham outros compromissos, outros disseram não saber do agendamento, e alguns não foram por motivos pessoais. Isso é preocupante e precisamos conscientizar a população sobre a importância de comparecer a esses procedimentos. No que diz respeito ao trabalho da Secretaria, vamos traçar estratégias para que todos sejam avisados com antecedência”, frisou.

De acordo com a secretária executiva, a orientação é que o paciente que estiver impossibilitado de ir aos agendamentos comunique em tempo hábil à unidade de saúde. “Isso permitirá que a equipe de marcação aproveite a vaga para outra pessoa que está aguardando. Durante nossa visita identificamos que apenas uma pequena parte compareceu à unidade para devolver a vaga. Outra orientação é que o paciente mantenha sempre o endereço e os telefones atualizados nas unidades", alertou.



Clêilma Souza- Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários