Professores de Moçambique recebem capacitações em Petrolina (PE)

Os quatro professores de Moçambique ficam em Petrolina até o final de novembro (Foto: Divulgação)


Até o final deste mês, quatro professores de Moçambique ficarão em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, conhecendo práticas de manejo de solos, irrigação, drenagem, climatologia, e agroindústria, extensão rual e cooperativismo, fitossanidade e pós-colheita. O grupo está no Campus Petrolina Zona Rural, do IF Sertão-PE, onde participa do programa de Formação de Professores Moçambicanos em Ciências Agrárias.

O engenheiro agrônomo e técnico dos Serviços de Programas para o Desenvolvimento Comunitário, Hélder Matavel, ressalta as semelhanças entre Petrolina e seu país. O moçambicano destaca que todo o conhecimento adquirido no Brasil será repassado a estudantes em Moçambique.

“Temos condições climáticas idênticas, somos um país tropical também, mas estamos a enfrentar um período de estiagem, de seca, que tem nos assustado e que muitas vezes não temos conseguido ultrapassar. A partir do momento que estamos aqui vamos poder voltar e contribuir, temos que aproveitar o potencial do solo, de irrigação desta região para enfrentar problemas parecidos. Nosso contato é com estudantes que voltam para suas casas e vão replicar aqueles ensinamentos que nós vamos a ter aqui”, explica.

Além de Hélder, os professores moçambicanos que estão em Petrolina são: Osvaldo Matambo, Leonel Manhique e Celeste Jordão. Ao todo, 30 professores do país africano estão no Brasil desde setembro, onde participam de capacitações em instituições federais de diferentes estados. O programa é realizado através de acordo entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o governo de Moçambique, por meio da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep). As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários