Com cirurgias gratuitas, mutirão vai atender pacientes que sofrem com fissura labiopalatal, em Petrolina (PE)

 (Foto: Divulgação Operação Sorriso)


Crianças e adultos que sofrem com fissura labiopalatal serão operadas gratuitamente em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, através de um mutirão de cirurgias que será realizado na cidade, entre os dias 12 e de 18 de outubro. A ação contará com a presença de seis cirurgiões.

A triagem com os pacientes está sendo feita na Rua Engenheiro Lopes, número 171, próximo a Praça do peixe, na região central de Petrolina. São realizados exames clínicos e de imagem e o nome do paciente é colocado em uma lista de prioridade para a cirurgia.

Para fazer a triagem, que acontecerá até o início do mutirão, é preciso levar um documento com foto. Não há um número limite de cirurgias. No último mutirão realizado pela equipe no estado do Ceará, na região de Sobral, foram feitas 30 cirurgias em quatro dias.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial, Márcio Novaes, esse tipo de campanha é realizada em várias partes da América Latina, através da ONG Smile Train. Está é a primeira vez que a ação acontecerá em Petrolina.

O que é a fissura labiopalatal?

Conhecida como lábio leporino, a fissura labiopalatina é uma má formação do lábio superior, que pode atingir o céu da boca. O problema tem origem no desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, durante a gestação do bebê. A condição afeta não apenas a fala, mas também a nutrição e a respiração, e pode causar um isolamento social do paciente, muitas vezes alvo de preconceito social. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários