Conta de luz sobe a partir de domingo em Pernambuco; veja dicas para economizar

Imagem: Reprodução

A partir de domingo (29), o valor da energia elétrica aumenta, em média, 8,89% em todo o estado. A decisão foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 24 de abril. Para não ser surpreendido na conta de luz no final do mês, é preciso estar atento a maneiras de economizar.

O professor de Projetos Elétricos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Paulo Teles, dá dicas para diminuir o gasto de energia mudando pequenas coisas no dia-a-dia da família.

Além dos pontos mais conhecidos, como a troca da lâmpada fluorescente por lâmpadas de led e a baixa utilização do chuveiro elétrico, a mudança de alguns hábitos ruins pode ajudar a diminuir o consumo de energia.

Tirar o celular do carregador e deixar o carregador na tomada, por exemplo, é um costume de muitas pessoas. Mas isso pode refletir conta de energia elétrica.

“O carregador consome energia mesmo estando sem o aparelho. Então após carregar o aparelho, você precisa tirar o carregador da tomada. Assim você consegue, com o decorrer tempo, uma boa economia de energia”, explica.

Outra dica é organizar a cozinha. A geladeira, por exemplo, pode consumir muita energia se for mal posicionada no ambiente. “Colocar a geladeira longe de fontes de calor, por exemplo, afastar do fogão e não colocar roupas para secar atrás da geladeira. Isso dificulta a troca de calor do motor e aí você vai ter um consumo de energia maior com a geladeira.”, explica.

A distância da geladeira para a parede também precisa existir. Assim, a ventilação faz com que a troca de calor do motor aconteça de forma correta e ele trabalhe menos, diminuindo o consumo.

Outro móvel que pode mudar de lugar para ajudar a economizar energia é a escrivaninha de trabalho. “Ao ter uma mesa de trabalho, busque colocar perto da janela, que aí aproveita a iluminação natural para realizar a sua tarefa”, pontua.

O professor ressalta também, que durante a reforma e manutenção da casa também dá para pensar na economia de energia elétrica. “Ao pintar a sua casa, procure pintar com cores claras. Isso vai facilitar a iluminação dentro de casa e vai diminuir a quantidade de iluminação necessária”, destaca. As informações são da Camila Torres, TV Globo / G1 PE.

Postar um comentário

0 Comentários