Índios da etnia Truká ocupam a sede da Gerência Regional de Ensino, em Petrolina (PE)

Índios Truká ocupam a GRE em Petrolina (Foto: Clédiston Ancelmo )


Índios da etnia Truká, da cidade de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, ocuparam nesta segunda-feira (2) a sede da Gerência Regional de Ensino (GRE) de Petrolina. A ação está acontecendo em todas as Gerências Regionais de Ensino de Pernambuco que possuem escolas indígenas.

Os índios reivindicam o pagamento de funcionários, que estariam atrasados há cinco meses. A falta do pagamento, segundo o cacique Gilberto Truká, está causando muitos transtornos para as comunidades.

Em toda a área Truká, existem 12 escolas. A etnia possui cerca de seis mil indígenas. De acordo com o grupo, o protesto só termina quando a Secretaria de Educação do Estado der um posicionamento sobre os pagamentos.

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado informou que está acontecendo uma reunião em Recife, de onde deverão partir os encaminhamentos para os pleitos dos povos.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Educação do Estado informa que representantes de povos indígenas estiveram na sede da Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco, com sede em Petrolina, onde foram recebidos pela gestão da GRE, para tratar de questões relativas aos atendimentos nas escolas indígenas, dentre elas, transporte escolar, serviços terceirizados e alimentação escolar. Uma reunião também está acontecendo, neste momento, na sede da Secretaria, no Recife, de onde deverão partir os encaminhamentos para os pleitos dos povos. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários