Família de Petrolina prepara arraiá com fogueira gigante de 6 metros e que pode queimar até quatro dias

Fogueira tem seis metros de altura (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o shows do São João acontecem durante nove dias no Pátio de Eventos Ana das carrancas. Mas, muita gente não dispensa a tradição e prefere organizar os próprios arraiás. É o caso da família Matos Lacerda, que há 15 anos, promove uma festa com direito a muita comida típica, bebidas e ainda uma fogueira gigante, que tem seis metros de altura e que pode queimar durante quatro dias.

O arraiá dos Matos Lacerda já é uma tradição na chácara Alacoque em Petrolina . Os preparativos começam com uma semana de antecedência. "A família se reúne toda e é uma algazarra, é só folia, a gente nem sente na verdade o trabalho", comenta a organizadora da festa, a gerente administrativa, Nádia Matos.

A festa é pensada desde as mesas com comidas típicas e bebidas. É feito um cenário que lembram as antigas festas juninas com ornamentação característica e os convidados devem se vestir à carácter. Mas a maior atração é, sem dúvida, a fogueira gigante que tem seis metros de altura. Ela é feita com madeira reciclável. São resto de podas e possui um segredo, dentro está cheia de batatas-doces que são cozidas pelo vapor das chamas.

A ideia da festa gigantesca é dos patriarcas Alacoque e Olegário Lacerda. “Eu fui visitar a minha irmã e passamos um São João por lá em Carpina, Pernambuco e lá eu vi uma fogueira, 1/3 dessa nossa e eu achei bonita, acendendo essa fogueira assim de cima . E achei que essa luz vindo de cima, era uma luz divina que iria me ajudar a orientar, a clariar o caminho de toda a minha família”, esclareceu o idealizador da festa, Olégário. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Todos nós devemos sempre não esquecer das tradições e fazer como os Matos Lacerda.
    Viva São João muita alegria.

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.