Centros de genealogia de Petrolina ajudam a descobrir história das famílias

Voluntários ajudam nas pesquisas nos Centros de História da Família (Foto: Bispo Antônio Sá/ Aquivo pessoal)

Para descobrir a história das famílias e ajudar a suprir curiosidades sobre os antepassados, dois Centros de Genealogia atuam voluntariamente em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Esses espaços também são chamados de Centros de História da Família (CHFs) e estão ligados à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - Os Mórmons.

Em Petrolina, existe um centro no bairro Cohab Massangano que conta com três voluntários e outro na sede no Caminho sol, com outros dois voluntários. "A igreja microfilmou os registros de todos os cartórios do mundo e através do site as pessoas podem ter acesso a esses documentos e livros antigos. Aqui em Petrolina, desde 1988, a gente desenvolve esse trabalho", explicou o bispo da Ala Cohab da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Antônio Sá.

Uma das responsáveis pelos centros de Petrolina é a Anízia Neri dos Anjos. Ela conta que este é trabalho muito antigo e funciona em todos os territórios em que a igreja está em contato. "Através do site nós cadastramos as pessoas e elas tem acesso a todos os registros. A pesquisa é feita pela internet e não paga nada. Todos podem ter acesso as árvores genealógicas delas. A gente ensina como vão buscar e escrever as suas histórias individuais, colocar fotos", esclarece.

"As pessoas têm o desejo de manter a sua memória e voltar ao conhecimento da sua origem"

Entre as últimas descobertas, Anízia destaca a pesquisa feita com a família Coelho."O senhor Augusto Coelho me procurou para fazer uma pesquisa para ele. Pesquisei todos os filhos, netos e bisnetos. E quando cheguei a sétima geração, um missionário de Portugal conseguiu ligar a genealogia dele com a de Augusto Coelho. Neste caso, descobrimos que os Coelho tem uma descendência de Portugal, de Porto", revela.

Os interessados em pesquisar e conhecer seus antepassados, independentemente de religião, podem buscar o serviço gratuitamente . Os dois centros estão equipados com computadores com internet e oferecem um ambiente climatizado. A sede do CHF fica localizada na Rua do Amarelo, nº 126, bairro Caminho do Sol. A outra unidade fica na Rua 19, nº 57, Bairro Cohab Massangano, zona oeste da cidade. Os atendimentos acontecem aos sábados e domingos a partir das 15h. As pessoas também podem ter acesso também pelo site FamilySearch .


Fonte: G1 Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários