Funase inicia capacitação de mais 124 agentes socioeducativos

Foto: Reprodução 


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) inicia, nesta segunda-feira (15), mais quatro turmas da capacitação introdutória para os novos agentes socioeducativos da instituição. Ao todo, mais 124 profissionais participarão das aulas, que serão ministradas no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), no Recife. A data também marca o término das quatro turmas anteriores de agentes, que poderão começar a trabalhar nas unidades da fundação no Grande Recife já nesta semana. Até dezembro, 17 turmas, com 30 alunos, cada, serão abertas para viabilizar a formação de 496 novos agentes socioeducativos.

A capacitação está sendo ministrada por instrutores da Funase e de outras instituições, como Polícia Militar e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. Com 13 módulos, o curso aborda Desenvolvimento Comportamental, Fundamentos Legais da Socioeducação, Ética Profissional e Direitos Humanos, Procedimentos Operacionais, Inteligência, Gerenciamento de Crises, Primeiros Socorros, Procedimentos Correcionais, Defesa Pessoal e o Projeto Político-Pedagógico da Funase. As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Passar pela capacitação é requisito para que os agentes possam começar a atuar nas unidades.

Os profissionais foram aprovados na seleção simplificada realizada pela Funase entre julho e setembro deste ano. O certame ofertou 496 vagas para a Região Metropolitana do Recife. Do total de convocados, 434 não tiveram pendências cadastrais e puderam seguir para a etapa do curso. Já as vagas dos faltosos na fase de inscrições começaram a ser preenchidas na semana passada, após a convocação de mais 62 classificados na seleção simplificada, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. Também foram chamados 22 candidatos participantes de uma seleção anterior, referente ao preenchimento de vagas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. Eles serão capacitados, também no Cefospe, até dezembro deste ano.

REFORÇO –
Dos 496 agentes socioeducativos selecionados para a Região Metropolitana, 252 devem ser distribuídos nas três novas unidades da Funase: os Cases Pirapama, Recife e Guararapes. Os demais agentes reforçarão os quadros funcionais em unidades já existentes, o que inclui quatro Cases – Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Santa Luzia –, quatro Casas de Semiliberdade (Casem) – Rosarinho, Casa Amarela, Areias e Santa Luzia –, dois Centros de Internação Provisória (Cenip) – Recife e Santa Luzia – e a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai).

Postar um comentário

0 Comentários