Chuva forte no Agreste abre cratera no centro da cidade de Buíque (PE)

Foto: Reprodução / Rádio Jornal


Choveu forte nas últimas 24 horas em Buíque, no Agreste. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), foram 65 milímetros registrados das 15h dessa segunda-feira às 5h desta terça-feira (27).

Entre os estragos provocados pela intensidade da chuva está uma cratera aberta na PE-270 que corta a cidade. A água também entrou em algumas casas. Ouça na reportagem de Nildo Lucena, da Rádio Jornal Pesqueira.


Cratera

De acordo com a Apac, essa teria sido a maior chuva do ano para a região. Toda essa água causou inúmeros alagamentos na cidade e abriu uma cratera na PE-270, que corta o centro do município. Saiba mais na reportagem de Anchieta Santos.

A Polícia Militar (PM) informou que umas séries de obras relacionadas ao saneamento básico em Buíque estavam em andamento e que valas estavam abertas para instalações de canos. Com a forte chuva, que foi mais intensa na tarde dessa segunda, os buracos, que eram pequenos e estreitos, se abriram ainda mais por conta do acúmulo de água.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) afirmou que enviou uma equipe técnica até o local para a realização de uma vistoria. Uma força-tarefa foi realizada entre a empresa que realiza a obra de saneamento na cidade e o órgão. O trânsito no local já foi liberado.

Vários alagamentos também foram registrados no município, principalmente em casas e estabelecimentos comerciais. Ainda não existe registro de desabrigados e nem desalojados.



Outros municípios

Em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, as fortes chuvas, que vieram acompanhadas de raios e trovoadas, fizeram um canal do município estourar. A água invadiu várias residências e dificultou as passagens de veículos pelas ruas da cidade.

Choveu forte também em Afogados da Ingazeira, também no Sertão, choveu 42 mm, mas não houveram prejuízos registrados. Ainda no Sertão, o município de Iguaraci registrou uma acúmulo de 87 milímetros no período das 6h dessa segunda ás 6h desta terça. Quixabá (61mm) e Floresta, 46mm, também registraram fortes chuvas.

De acordo com a Apac, além de Buíque, os municípios de Pedra, 45mm, e Lagoa dos Gatos, 39mm, no Agreste, também registraram precipitações.

Na Zona da Mata, o município de Belém de Maria registrou um total de 70 milímetros no mesmo período, ocasionando vários alagamentos.

Segundo a Apac, as fortes chuvas que atingiram os municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, foram ocasionadas em consequência da zona de convergência do atlântico sul, que ocorre justamente neste período do ano.


Previsão do tempo

Ainda de acordo com a APAC, a previsão é de chuva para hoje em todo estado. No Sertão, deve continuar chovendo com intensidade de moderada a forte. As informações são do Rádio Jornal.

Postar um comentário

0 Comentários