Ex-goleiro Jefferson revela que ficou fora de convocação da sub-20 em 2003 por ser negro

Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

O ex-goleiro Jefferson revelou durante participação no Resenha ESPN desta sexta-feira que ficou fora de convocação da seleção brasileira sub-20 por ser negro.

O ídolo do Botafogo contou que o então técnico do Brasil na categoria, Marcos Paquetá, fez tal manifestação antes da convocação para o Mundial de 2003.

“Eu tinha a oportunidade de disputar o Sul-Americano e o Pan-Americano pela sub-20, na época peguei o Valinhos como treinador, me ajudou muito; e no Mundial peguei o Paquetá, que também é um cara que sempre gostou do meu futebol. Na convocação para a sub-20, estava praticamente decretada quem seriam os goleiros: eu, Fernando Henrique (Fluminense) e Fabiano (Inter)”, relembra.

“Quando saiu a convocação para a sub-20 - na época ia ser em janeiro -, eu estava certo que meu nome estava lá, e para minha surpresa, quando vi no jornal a convocação, meu nome não estava lá. Fiquei muito chateado, pensei ‘poxa, o que aconteceu? Um mês atrás estava tudo certo’”.
“O pessoal viajou para o Mundial nos Emirados Árabes, mas na época em que eles foram, na fase de treinamentos, estavam tendo guerras (Iraque), ficaram duas semanas lá e cancelou o campeonato, passou para o final de 2003”.

“Eu estava no banco do Max no Botafogo, na Série B, e faltando um mês para a convocação eu nem estava esperando, então recebi uma ligação (do Marcos Paquetá): ‘E aí, está preparado para voltar à seleção? A gente ia te convocar lá atrás, só que a gente foi barrado, porque não poderia convocar goleiro negro", revelou.

"Tinha uma pessoa (dentro da CBF) que falou que não poderia convocar. Essa pessoa saiu e agora podemos fazer o que quisermos fazer", contou o ex-goleiro.

Jefferson começou o Mundial sub-20 no banco de Fernando Henrique, mas se tornou titular durante a campanha e foi um dos destaques no título de 2003. Na final, a seleção brasileira ganhou da Espanha por 1 a 0, gol de Fernandinho (então no Athletico, hoje no Manchester City). As informações são do ESPN.

Postar um comentário

0 Comentários