Após chuva, água fica empoçada em trechos de ruas de Petrolina e gera transtornos aos moradores

Rua da Prudência no bairro Dom Avelar fica alagada após chuva em Petrolina — Foto: Amanda Franco/ TV Grande Rio


A noite de chuva da segunda-feira (05) trouxe transtornos para moradores de alguns bairros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. No bairro Dom Avelar, no trecho que fica entre as ruas da prudência e da sensação, a água se acumulou com a chuva dos últimos dias e ficou um lago enorme.

Segundo os moradores, o bairro Dom Avelar não tem esgotamento sanitário, o que torna a situação ainda mais complicada. "Quando chove a gente fica ilhado sem puder sair, por causa da água e da lama. Se for passar para fazer algum serviço tem que ir arrudiar. Até as crianças quando vem para escola ficam sem puder passar", disse a dona de casa, Maria da Penha de Souza Barros.

Depois da chuva, o operador de máquina, Sergiano de Jesus Figueiredo, notou uma rachadura enorme na parede de casa. Ele disse que é consequência da água que fica acumulada na rua e acaba infiltrando no imóvel."Por causa da chuva, muita infiltração por baixo. Por a água da chuva chegou praticamente na porta de casa aqui".
Os moradores contam que a água empoçada da chuva leva meses para secar. "Para sair de dentro de casa tem que arrudiar e caçar canto para pisar, porque é só lama e esgoto. Se alguém tem que tomar providência essa é a hora. Está todo mundo passando o pior", conta o aposentado Sebastião Pereira.

A situação também está complicada aqui no bairro São Gonçalo, principalmente na Rua 20. É que como ela é mais baixa, a água da chuva escorre e fica empoçada. Segundo os moradores o problema se agravou depois das obras do canal na Avenida Tapuió. "Depois que fizeram esse asfalto está pior. Espero que alguém tome as providências e tire esse entulho daqui para não encher as casas de água”, revela o construtor Moacir Antônio da Silva.

A casa de Josenilson Ferreira fica bem em frente a água empoçada e para sair de carro está sendo um transtorno. "Ontem quando eu fui retornar para casa, eu quase atolei na hora da chuva ontem, muito complicado". Depois que fizeram essa obra do canal foi um benefício, mas esqueceram da nossa rua".



Rua 20 do bairro São Gonçalo acumula água da chuva e gera transtornos aos moradores — Foto: Amanda Franco/ TV Grande Rio


A chuva também deixou os moradores da ocupação Vila Esperança. A dona de casa Maria José não dormiu essa noite, porque a água da chuva entrou na casa que ela mora. "Passei a noite sentada com a menina no braço, porque não tem como dormir chovendo e molhando, só Deus na causa. Minha casa está toda molhada, não sei o que faço mais".

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos informou que já colocou na programação de trabalho das equipes a instalação de uma bomba a fim de drenar a água das ruas Prudência e Sensação no Bairro Dom Avelar. Quanto a Rua Edinho Santana, uma equipe da Seinfra esteve hoje no local, constatou uma redução no nível da água e vai programar um serviço de nivelamento da via para melhorar o escoamento da água em direção ao canal. Os serviços devem ocorrer até a próxima semana. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários