Foto: Divulgação
As vencedoras foram as ouvidorias do Instituto de Recursos Humanos (IRH), na categoria Grande Porte; a Secretaria de Administração (SAD), na categoria Médio Porte; e a Secretaria de Turismo e Lazer (Seturel), na categoria Pequeno Porte. A homenagem foi feita durante a 1ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias em 2019, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14, no auditório da SCGE, no bairro do Espinheiro.
A ouvidora Ana Lúcia Lima, do IRH, não esperava o primeiro lugar, mas ficou muito grata pelo reconhecimento. Já Ana Franca, que na ocasião representou a ouvidora Déa Sales, da SAD, frisou que sempre procuram dar o melhor para atender as demandas dos cidadãos. Surpresa, mas muito feliz pela conquista, a ouvidora Cristiane Cavalcanti, da Seturel, destacou ter valido a pena tanto empenho e dedicação.
“Com a menção, reconhecemos, em público, o trabalho de excelência desenvolvido pela Rede no atendimento ao cidadão. É uma justa homenagem, extensiva para todos os ouvidores”, destacou a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet. “A Ouvidoria é uma instituição de grande importância para o Estado, um instrumento de exercício da democracia para o cidadão, que tem a oportunidade de chegar perto da administração pública, com sugestões e reclamações que contribuem para a melhoria dos serviços ofertados”, ressaltou.
O critério utilizado para conceder a menção honrosa foi o cumprimento da Portaria SCGE nº 60/2016, que estabelece os procedimentos relacionados às atividades de ouvidoria no âmbito do Poder Executivo. As unidades homenageadas apresentaram maior adesão aos procedimentos e diretrizes previstas. Entre eles, destacam-se atender as manifestações no prazo de até 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias (a partir da Lei 13.460); cumprir com os requisitos de qualidade das respostas disponibilizadas ao cidadão; e participar das capacitações para as quais forem convocadas pela OGE.
NÚMEROS - Com 60 ouvidorias, envolvendo uma média de 200 servidores, a Rede registrou, ano passado, 93.851 manifestações, com percentual de resolutividade (demandas atendidas dentro do prazo de 20 dias) de 91,11%. Este ano foram contabilizadas, até o momento, 19.914 demandas. Em 2018, nesse mesmo período, o registro foi de 17.701.
REUNIÃO - A 1ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias foi marcada, ainda, pela troca de experiências e avaliação de resultados. No encontro, conduzido por Zélia Correia e Maria Luiza Trindade, diretora da Ouvidoria Geral do Estado e coordenadora da Rede de Ouvidorias, respectivamente, foram apresentados alguns dos procedimentos da Ouvidoria e a programação de cursos e eventos que serão realizados ao longo do ano.
Para qualificar ainda mais os servidores que compõem a Rede, este ano a meta da OGE é promover um maior número de capacitações diretas e em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe); intensificar as reuniões de monitoramento; e realizar uma série de eventos.
Em comemoração, antecipada, do Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março, durante a 1ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias teve também distribuição de brindes e apresentação musical da Banda Marcial da Escola do Rotary Internacional, do Alto do Pascoal. Com regência do maestro Ricardo Teodoro, o grupo, que detém uma série de prêmios, trouxe um repertório eclético composições regionais, incluindo o autêntico frevo pernambucano.
CONTATOS - A Ouvidoria-Geral do Estado pode ser acessada pelo portal www.ouvidoria.pe.gov.br; telefone 162 ou 3183.0841; e-mailouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br; ou presencial, com agendamento prévio, no endereço da SCGE (Rua Santo Elias, 535 – Espinheiro/Recife/PE), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Assessoria de Comunicação / SCGE
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.