Com tecnologia inédita no município, Prefeitura de Petrolina(PE) realiza mapeamento da estrutura de vias que vão ser recapeadas

Foto: Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina

Se o programa de pavimentação, duplicação e recapeamento de vias, Petrolina CRESCE, já era o maior da história do município, agora ele pode ser reconhecido como o que utilizou a tecnologia mais avançada em suas ações. Já trabalha na Avenida Marechal Hermes da Fonseca, conhecida como ‘Estrada da Banana’, o Falling Weight Deflectometer (FWD). O equipamento é utilizado para simular o efeito da passagem de um veículo nas condições de tráfego reais. Com isso, é possível medir a deformação vertical que ocorre no pavimento e ter subsídios técnicos para avaliar as condições da estrutura da via, mesmo daquelas superfícies que estão sob o asfalto.

Um computador processa os dados e estes servem de base para a análise estrutural em projetos de pavimento, a fim de obter informações sobre a condição do pavimento, identificação de camadas com problemas estruturais, cálculo das propriedades elásticas das camadas (módulo de resiliência), vida remanescente do pavimento existente, além da análise dos módulos de subleito, sub-base, base e revestimento.
O aparelho é montado em um reboque e puxado por um veículo que percorre a via desejada. No conjunto, ficam instalados todos os sistemas de comando, o computador e a central de processamento. O FWD permite que seja realizado o diagnóstico geral da qualidade do pavimento, o controle de qualidade de execução de camadas de pavimentação, além de projeto de restauração de pavimento e sistemas de gerência de pavimentos em nível de rede. Toda a tecnologia utilizada foi desenvolvida na Dinamarca e aperfeiçoada nos Estados Unidos.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, comemora o uso dessa tecnologia pela primeira vez em Petrolina. “O FWD é um equipamento muito utilizado em grandes obras rodoviárias no Brasil e no mundo. Graças à visão de gestão moderna e antenada às tendências do prefeito Miguel Coelho, nós contratamos esse serviço para o município e agora vamos poder utilizar essa tecnologia em grandes obras de recapeamento e duplicação de vias, como a que vamos fazer na Estrada da Banana”, destaca Machado.

RECAPEAMENTO DE AVENIDAS

Com investimento de quase R$ 18 milhões, a Prefeitura de Petrolina vai recapear importantes vias da cidade. São elas, as Avenidas Cardoso de Sá, da Integração, Clementino Coelho, Nilo Coelho, das Nações, Simão Durando, José Theodomiro de Araújo (Orla II), a principal da Cohab IV, além da Rua do Trabalho. O serviço de recuperação de meio-fio em alguns destes locais já começou, enquanto que a aplicação do novo asfalto está previsto para começar ainda essa semana pela Avenida das Nações. Além disso ainda haverá a duplicação da Estrada da Banana.



Felipe Pereira / Ascom PMP

Postar um comentário

0 Comentários