Nota de Esclarecimento: O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) fala da situação de superlotação na unidade materno-infantil

(Reprodução / Google)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que tem vivenciado uma situação extrema de superlotação na unidade materno-infantil. Sendo assim, a espera dos pacientes pelo atendimento tem sido maior do que o normal. Especialmente na madrugada desta sexta para o sábado (29), quando a Maternidade de Juazeiro esteve fechada para demanda espontânea.

A situação caótica deste final de semana, inclusive, já foi informada às autoridades competentes para as devidas providências.
Em tempo, o hospital ratifica que segue a classificação de risco por cores, que leva em consideração o nível de gravidade de cada caso, tendo como prioridade os vermelhos e amarelos (emergência e urgência); e se baseia no protocolo do Ministério da Saúde para atendimento e internamento das gestantes; não ficando, desse modo, nenhuma mulher, sem o acolhimento e orientações necessárias.

O Dom Malan é a única referência materno-infantil de alto risco para mais de 50 municípios e 2 milhões de pessoas, e não nega atendimento às usuárias que correspondem ao seu perfil. Ao contrário, muitas vezes acaba absorvendo uma demanda de baixo risco, devido à falta de contra referência nos municípios de origem.

Mesmo atuando bem acima da sua capacidade resolutiva, e tendo que enfrentar todas as dificuldades típicas dos serviços públicos de saúde no Brasil, busca ofertar um serviço de qualidade, resolutivo e humanizado à população.

Postar um comentário

0 Comentários