Cadastro Positivo: CDL esclarece que bons pagadores terão melhores condições de crédito

Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina está fazendo um alerta aos consumidores: a partir de setembro, a população poderá sentir os efeitos de fazer parte do 'Cadastro Positivo' e acompanhar suas notas de ‘score’ de crédito dos "bons pagadores".

O ‘score’, trata-se de uma pontuação utilizada pelas instituições financeiras para analisar a capacidade de pagamento do seu cliente, antes de conceder qualquer tipo de crediário.

A Lei sancionada em abril deste ano do Cadastro Positivo compulsório, faz com que todos os consumidores sejam incluídos automaticamente em uma lista que vai mostrar se cada pessoa é ou não uma boa pagadora de contas. A medida também promete trazer benefícios, como a validação para liberação de créditos de acordo com o perfil de consumo e juros menores em financiamentos.

“Com o Cadastro Positivo é possível oferecer crédito com mais tranquilidade aos consumidores e principalmente para as empresas que terão acesso a novos modelos de decisão e gestão de análise de crédito abrangente e preciso”, explica o presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar.

Mudanças:

Anteriormente, o consumidor precisava solicitar a inclusão no banco de dados, e com a mudança na lei, todos automaticamente serão incluídos no Cadastro Positivo. Importante frisar que o consumidor tem o direito de não participar do Cadastro Positivo, e pode a qualquer momento solicitar a exclusão de seus dados, de forma gratuita. Se mudar de ideia, é possível pedir a inclusão. As informações excluídas saem do sistema e não participam na composição da nota do score. Lembrando que para aumentar a nota de crédito é necessário pagar as contas em dia, inclusive cartão de crédito e tarifas de água, luz e telefone, além de manter um cadastro atualizado com o máximo de informações possíveis e construir um bom histórico financeiro.

Postar um comentário

0 Comentários