Mãe de criança com pneumonia pede ajuda para realização de exame em Petrolina (PE)

(Foto: Reprodução / Blog do Carlos Britto)

Valda dos Santos, que mora no bairro Rio Jordão, zona oeste de Petrolina, é mãe de Alycia Santos Alves – uma criança de apenas 2 anos, que, em dezembro do ano passado, adquiriu pneumonia grave e ficou 45 dias internada. Depois disso, a criança precisou fazer uma Traqueostomia (intervenção cirúrgica que consiste na abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para passagem de ar).

O desejo de sua mãe é a retirada do tubo, que, segundo ela, só pode ser feita depois de um exame de broncoscopia (procedimento para observar as vias respiratórias com finalidade diagnóstica), para confirmar se não há lesão e, assim, fazer a retirada. O procedimento não é feito gratuitamente em Petrolina. Valda Santos afirma que está há três meses esperando o encaminhamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para o Recife, mas ainda não conseguiu nada.

Preocupada com possíveis sequelas por conta da demora na retirada do tubo, Valda dos Santos deseja fazer o procedimento em Petrolina, mas o exame é muito caro para crianças da idade de Alycia. Ela, então, pede ajuda das pessoas para a realização do procedimento, já que não tem condições de arcar com o valor. Os interessados em ajudar, podem entrar em contato com o número (87) 9 8869-8898.

A equipe de reportagem do blog entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Petrolina, através de sua assessoria, e aguarda uma resposta sobre esse encaminhamento para a realização do procedimento via TFD. As informações são do Blog do Carlos Britto.

Postar um comentário

0 Comentários