Petrolina amplia serviços de saúde e fecha ano como destaque em PE

(Foto: Jonas Santos / Ascom PMP)

A Prefeitura de Petrolina tem feito grandes investimentos para melhorar a qualidade e ampliar a oferta dos serviços de saúde na cidade. Este ano, o destaque da pasta foram os investimentos em infraestrutura e a ampliação dos serviços, algo comprovado através de números. Das 15 novas Unidades de Saúde implantadas pelo prefeito Miguel Coelho, 3 Unidades Básicas e uma de apoio foram inauguradas em 2019, beneficiando 12 mil pessoas, além da mudança para um prédio novo do posto de saúde do São Gonçalo. Demonstrando o empenho da administração municipal na melhoria da infraestrutura dos estabelecimentos de saúde para garantir atendimento mais digno e humanizado à população, estão em construção mais 3 unidades (Vila Macela, São José e Mandacaru).

Também estão em andamento, a reforma da Policlínica Municipal e a construção do Centro de Parto Normal e Centro de Referência da Mulher. Já o Centro de Atenção Psicossocial III (Caps AD) ganhou prédio próprio, com estrutura adequada que atende em média 350 pacientes por mês, além de oito acolhidos. Através da plataforma ‘Petrolina Cuida’, o município ganhou o Centro de Especialidades Odontológicas na Vila Mocó (CEO Tipo 3), que em apenas 9 meses realizou mais de 1.200 procedimentos. Além disso, Petrolina ampliou a cobertura de saúde bucal para 52% no ano de 2019.

Atendimentos

Também através da plataforma Petrolina Cuida, milhares de procedimentos foram realizados (exames laboratoriais, de imagem, oftalmo, fisioterapia, cirurgias, entre outros). A prefeitura ainda realizou 6 edições do ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’, com quase 4 mil atendimentos em diversos bairros, além de 4 mutirões de exames laboratoriais (5.460 exames realizados, com 600 pacientes atendidos).

Destacam-se nessas ações a realização de 1.700 cirurgias eletivas e 3.414 exames de imagem. Todos esses investimentos contribuíram para Petrolina alcançar o 1º lugar em Pernambuco e 8º no Brasil no acesso e qualidade em saúde básica. A prefeitura também comemora a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a entrega, recentemente, de duas novas ambulâncias de Suporte Básico, a realização de mais de 650.000 exames laboratoriais, recebimento de 100% do incentivo financeiro para cobertura vacinal, realização de concurso público e a inauguração da nova sede do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

A secretária da pasta, Magnilde Albuquerque, explana sobre as ações realizadas em 2019 e destaca que os trabalhos em andamento são muito efetivos e garantem aos petrolinenses uma perspectiva animadora. “Foi um ano de muito trabalho e muitas conquistas, cumprindo o desejo do prefeito Miguel Coelho de ampliar a nossa Atenção Básica, e dessa forma acompanhar de maneira ordenada o crescimento da nossa cidade. Com prédios novos, equipes qualificadas e ampliação dos serviços vamos atender mais pacientes com melhor qualidade, um marco para a nossa Petrolina. A gente sabe que o caminho é longo, mas o passo que vem de dentro da prefeitura é maior”, pontua a secretária.

Postar um comentário

0 Comentários