Aviões com repatriados da China pousam na Base Aérea de Anápolis (GO)

Grupo de brasileiros repatriados da China chega a Anápolis para ficar em quarentena, Goiás — Foto: Reprodução/GloboNews

Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados da China devido ao surto de coronavírus pousaram na Base Aérea de Anápolis às 6h05 e 6h11 deste domingo (9). A partir de agora, eles vão ficar em quarentena no local por 18 dias. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse que todos os passageiros estão bem de saúde e assintomáticos.

Ao todo, segundo a FAB, as aeronaves trouxeram 34 passageiros - entre brasileiros e conjugues chineses - que estavam em Wuhan, epicentro do surto do coronavírus. Além deles, também viajou uma equipe de apoio com 24 membros (veja detalhes abaixo). O Ministério da Saúde ainda vai avaliar o quadro de cada um para saber se o grupo de suporte vai precisar ficar isolado.
"A equipe de saúde a bordo nos informou que todos os 34 passageiros estão muito bem de saúde. Estão assintomáticos. Não há nenhum sintoma de nenhum tipo de dificuldade. Eles seguem agora para os seus apartamentos, onde a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás irá fazer os exames. Depois, eles vão entrar na rotina diária de quarentena, quando três vezes ao dia farão uma consulta com os médicos", disse o general Manoel Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa.

Os passageiros desceram usando máscaras cirúrgicas e foram direto para um ônibus. Eles eram orientados por uma equipe usando macacões amarelos e máscaras de proteção.

"Iniciamos uma nova fase que terá como objetivo oferecer aos repatriados conforto, bem estar e o acesso à comunicação de qualidade para contato com os seus familiares. A Força Aérea Brasileira concentra-se agora para que cada um dos repatriados e envolvidos nessa missão sinta-se bem recebido nesse regresso à pátria amada", disse o coronel aviador Antônio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Uma grupo com 50 militares faz a desinfecção dos equipamentos e veículos usados no transporte dos passageiros após o pouso.



Aviões com brasileiros repatriados da China chega a Anápolis — Foto: Sílvio Túlio/G1

Ao todo, foram 95 horas de voo desde que as equipes partiram de Brasília para buscar os brasileiros. Os aviões saíram de Wuhan na sexta-feira (7), fizeram paradas em Urumqi (China), Varsóvia (Polônia) e Las Palmas (Espanha). Já no Brasil, fizeram em Fortaleza uma última escala antes de pousar em Anápolis. As aeronaves chegaram por volta de 1h50 e partiram às 3h25 após reabastecimento. Cada um dos trechos da viagem tem aproximadamente 18,3 mil km.

Após o desembarque, um dos brasileiros repatriados fez postagens na rede social agradecendo a ajuda da FAB e também o acolhimento recebido. Em uma das publicações, ele se surpreende com os lanches deixados no quarto como um presente de boas-vindas. As informações são de Sílvio Túlio e Vitor Santana, G1 GO.

Postar um comentário

0 Comentários