Slider[Style1]

Style10

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style2

Style6

Style5[ImagesOnly]

(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (10) uma nova fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo com foco em crianças a partir dos 5 anos até jovens de 19 anos. A mobilização vai até 13 de março e se destina às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto. O ‘Dia D’ está agendado para o próximo sábado (15).

A campanha de vacinação é a sequência das outras duas mobilizações realizadas em 2019, que tiveram como público-alvo crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Vale lembrar que a Secretaria de Saúde de Petrolina iniciou, no último dia 5 de fevereiro, uma ação estratégica com pontos de vacinação contra o sarampo no River Shopping e no Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho. Até o final de fevereiro, o esquema ficará assim: segundas, quartas e sextas no shopping e terças e quintas no aeroporto.

A pasta alerta que qualquer pessoa acima dos 6 meses de vida até 49 anos pode fazer a vacina do sarampo (tríplice viral) – caso não tenha feito – na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa. “A vacina é a única prevenção contra essa doença. Até 13 de março procure uma UBS e não se esqueça da caderneta de vacinação. Adultos até 29 anos deve fazer uso de duas doses a depender da situação vacinal com intervalo mínimo de trinta dias. Importante: quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se vacinar. A vacina em questão é a tríplice viral, que protege conta sarampo, caxumba e rubéola”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, destacando que não há caso de sarampo registrado em Petrolina.

O calendário básico de vacinação oferece duas doses de proteção contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral. A imunização precisa ser completada aos 15 meses, com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora). Grávidas não podem tomar a vacina contra o sarampo. Destaca-se que, considerando o período carnavalesco, o município continuará com as ações extramuros (fora das UBSs) e estará vacinando todas as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. Esta vacina faz parte do calendário básico vacinal e após a campanha, continuará disponível em todos os postos de saúde do município.

Doença

O sarampo é uma doença viral, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. Vale destacar que, manter o cartão de vacina atualizado, seja de criança ou adulto, é fundamental para a prevenção de doenças. As informações são da PMP.

Sobre Petrolina News

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário