Mulher esfaqueada pelo ex em SP tinha medida protetiva



Suspeito fugiu após esfaquear ex-mulher em São Vicente (SP) — Foto: Reprodução

A mulher de 36 anos que levou facadas do ex-companheiro, na própria casa, em São Vicente, no litoral de São Paulo, tinha medida protetiva contra o suspeito, segundo informou a Polícia Civil ao G1 nesta sexta-feira (13). Câmeras de monitoramento flagraram a ação. O homem ainda não foi localizado.

O crime ocorreu nesta quinta-feira (12), na Rua General Marcondes Salgado. As imagens mostram o suspeito caminhando pela via e parando em frente a uma garagem, de onde fica por alguns segundos olhando a casa da ex-mulher. Em seguida, ele caminha até o portão menor, onde entra.

Em pouco menos de 30 segundos, ele corre para fora da casa e foge. Logo depois, a mulher também sai pelo portão, mas cai na calçada, já ferida. As câmeras de monitoramento que flagraram a tentativa de femicídio fazem parte do projeto Vigilância Solidária.

Conforme relatado pela monitora, responsável por acompanhar a movimentação mostrada por essas câmeras, há cerca de dois meses, ela já havia flagrado o agressor rondando o local.

"Já tínhamos observado a movimentação dele. Ele sempre andava de moto pelo bairro, bem no horário da manhã, horário que ele saía para trabalhar. Uma vez percebi que ele ficava um tempão parado, duas quadras acima. Inclusive, acionei a PM, mas como não tinha nada de irregular com a moto e ele não estava armado, a polícia liberou ele, porque não imaginávamos que ele estava perseguindo ela, só liguei os fatos quando aconteceu isso", diz a mulher, que prefere não se identificar.

Conforme relata a monitora, ao ver o suspeito andando pela rua que morava a ex-companheira, achou que era um morador do bairro. "Como ele estava bem vestido e logo em seguida entrou, achei se tratar de um morador. Mas quando vi que ele correu da casa e ela caiu na calçada, me desesperei e acionei a Polícia Militar. Enquanto isso, o resgate da Samu foi acionado pelo rapaz de bicicleta que passou logo depois do crime e viu ela caindo no chão", explica.

Uma familiar da vítima, relatou ao G1 que o ex-marido só não matou a mulher, porque o filho deles, que se arrumava para ir a escola, o segurou no momento do crime. "Já tem mais de dois anos que eles estão separados. Mas ela se mudou para essa casa em dezembro. Ele mora um pouco perto e desde então ele passou a rondar lá. No momento do crime ela se arrumava para ir trabalhar e o filho se arrumava também porque iria para escola", conta.

Histórico de violência

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o suspeito já respondeu criminalmente por violência doméstica cometida em 2017, mas, na época foi condenado a detenção de três meses em regime aberto.

Além disso, de acordo com a Polícia Civil, em 2019, o homem desrespeitou a medida protetiva e chegou a ser preso, porém pouco tempo depois foi liberado. A familiar afirma que isso ocorreu em meados do mês de novembro, mas ele só ficou preso cerca de 20 dias. Na época, a prisão ocorreu exatamente porque ele invadiu a casa da vítima e a ameaçou.

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), a mulher teve ferimentos no tórax, nas costas e no braço, e está recebendo drenagem de tórax e suturas nos ferimentos. A paciente permanecerá internada para a realização de mais exames e ficará em observação pela equipe médica.

O caso foi registrado e é investigado pela Delegacia da Mulher de São Vicente. "O filho está abalado, em estado de choque. Ela também está muito abalada e com medo, porque nunca imaginou que ele fosse chegar a esse ponto. A gente vê acontecendo com outras pessoas e nunca pensa que um dia será com a nossa família", destaca a familiar da vítima. As informações são do G1 Santos.

Postar um comentário

0 Comentários