Após declarar transmissão comunitária, Prefeitura de Petrolina (PE) reforça a importância do distanciamento social



(Foto: Jonas Santos / PMP)

A Prefeitura de Petrolina declarou, nesta quinta-feira (23), o reconhecimento da transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19) no município. Isso significa que houve um caso onde não foi possível detectar a origem da infecção. Com o vírus já circulando na cidade, a gestão municipal reforça a necessidade das medidas de isolamento social e também de distanciamento entre as pessoas e higienização pessoal.

Até então, em Petrolina a transmissão da doença era tida como local, ou seja, pessoas que tiveram contato com outro paciente infectado, sendo possível identificar a cadeia de transmissão do vírus. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que a transmissão comunitária significa que o vírus está mais disseminado, demandando mais dificuldade para rastreá-lo e assim conter o avanço.

Por isso é muito importante que a população respeite as medidas de distanciamento social e reforce a higienização pessoal. Como ainda não existe vacina e nem tratamento específico comprovadamente efetivo, a prevenção é a principal medida de contenção da Covid-19.

A recomendação da Secretaria de Saúde para a pessoa que tenha sintomas leves de gripe (tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre), antes mesmo de procurar uma Unidade Básica de Saúde, deve automaticamente se manter em isolamento domiciliar, respeitando o distanciamento dos demais membros da família, que também devem permanecer em isolamento domiciliar, para evitar possível propagação do vírus. Ao apresentar esses sintomas é necessário comunicar o fato à Vigilância em Saúde, através do número (87) 98841-0800 ou agendar uma teleorientação no site petrolina.tisaude.com. As informações são da Prefeitura de Petrolina / PE.

Postar um comentário

0 Comentários