Jaboatão dos Guararapes (PE) tem grande movimento nas ruas



Foto: Reprodução/TV Globo

As ruas de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, tiveram dezenas de pessoas circulando neste sábado (11), com grupos próximos em pontos como a feira de Prazeres e na área comercial do Centro do município. Um decreto estadual proíbe aglomerações superiores a 10 pessoas, medida adotada para conter o novo coronavírus.

Além de inúmeras pessoas nas ruas, a equipe da TV Globo flagrou o desrespeito ao distanciamento social de ao menos um metro entre as pessoas, principalmente em Prazeres.

As imagens também flagraram um cabeleireiro que, sem poder abrir a barbearia, decidiu atender clientes no meio da rua, em frente à praia de Candeias.

O secretário de defesa social de Pernambuco, Antônio de Pádua, falou que as guardas municipais precisam ser mais atuantes nesse tipo de fiscalização para ajudar a Polícia Militar, que é a responsável por garantir o cumprimento das determinações em todo o estado.

"A gente conclama também o poder público municipal, que normalmente essas feiras são administradas pelo poder municipal, para que intervenha e consiga, de uma forma, gerenciar. Aumentar o espaço entre as bancas, diminuir as filas, fazer um horário alternativo, para que diminua a aglomeração de pessoas", declarou.

De acordo com ele, a Polícia Militar tem feito uma fiscalização rígida do cumprimento dos decretos estaduais.

"Nesses últimos 15 dias, foram mais de 150 pessoas autuadas no artigo 268 [do Código Penal]. Temos feito fechamento, conduzido pessoas para delegacias, sendo autuadas, que irão responder ao crime de não obedecer determinação do poder público, que dá uma pena de um mês até um ano e multa", disse.

Ainda segundo Pádua, as pessoas têm que se conscientizar, porque, além do risco de transmissão do vírus, elas podem, ao descumprir as regras, serem condenadas criminalmente num processo penal.


Foto: Reprodução/TV Globo

Praias vazias

Em relação às praias, apesar disso, a situação era bem diferente das ruas. A reportagem registrou que Piedade e Candeias, praias de Jaboatão dos Guararapes, estavam vazias, assim como a praia de Boa Viagem, no Recife.

Um decreto estadual do dia 3 de abril determinou o fechamento das praias e parques da cidade por três dias, prazo que foi renovado depois, mantendo a restrição até o dia 13 de abril.

A Polícia Militar estava em Boa Viagem, no Pina e em Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital, para orientar quem desrespeitava a determinação, como pessoas que foram retiradas do mar pelos agentes de segurança.

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco registrou, neste sábado (11), 72 novas mortes causadas pela Covid-19, sete a mais do que o divulgado no dia anterior. O número de casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus foi para 816. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Dos sete novos óbitos, dois foram de mulheres e cinco de homens, com idades entre 41 e 89 anos. As mortes aconteceram entre os dias 2 e 10 de abril. As informações são de Sabrina Rocha e Clarissa Góes, TV Globo / G1 PE.

Postar um comentário

0 Comentários