Petrolina (PE) recebe primeiro lote com 2500 testes rápidos do novo coronavírus



Ao todo foram comprados pela prefeitura 20 mil testes da Covid-19. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

O primeiro lote com 2500 testes rápidos do coronavírus, importados da China, chegaram a Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na segunda-feira (13). Os primeiros a serem testados serão os pacientes com sintomas leves e moderados e os profissionais de saúde com algum sintoma da Covid-19 e que estão na linha de frente de combate a doença.

A cidade é a primeira do sertão do estado a receber os kits de testagem da Covid-19. A prefeitura comprou ao todo 20 mil testes. O prefeito Miguel Coelho destacou a importância da chegada do material no município.

“Os kits de testes rápidos são importantes para poder ajudar o monitoramento e planejamento do trabalho de prevenção. Quando você diagnostica logo cedo, evita que o caso se agrave porque a equipe de saúde já monitora desde o início o paciente”, afirma Miguel.

O teste é feito de forma fácil e rápida. O sangue do paciente é coletado e em 10 minutos o resultado fica pronto. Segundo o prefeito, a expectativa é que mais kits cheguem ainda este mês. Depois disso, mais 15 mil kits devem ser adquiridos.

“Estamos estimando que a cada 15 dias possam chegar novas remessas, não só dos testes rápidos, mas do material de EPIs, álcool em gel, 70% e tantos outros equipamentos importantes no combate ao coronavírus”, diz o prefeito.

Até o momento, Petrolina possui seis casos confirmados da Covid-19, sendo que um paciente está recuperado. Três pacientes estão internados em hospitais das redes pública e privada. O estado de Pernambuco soma 1.154 casos confirmados do novo coronavírus, com 102 óbitos. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários