Barragem de Sobradinho atinge marca histórica de 91,77% de seu volume útil



Foto: Reprodução / Chesf

O Reservatório de Sobradinho, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), atingiu, no último dia 3 de maio, a marca de 91,77% de seu volume útil, nível alcançado pela primeira desde 2009, quando Sobradinho chegou a 100% de sua capacidade. A vazão defluente de Sobradinho estava em 1.600 m³/s e foi reduzida para 1.400 m³/s, no dia 1° de maio. Já a vazão de Xingó continua em 1.300 m³/s.

O cenário se deu por conta das chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, a partir da segunda quinzena de janeiro deste ano, que possibilitaram um aumento significativo do nível do reservatório, após oito anos de escassez hídrica.

A Chesf avalia que Sobradinho chegará, no máximo, a 95% de sua capacidade, neste mês de maio - após encerramento do período úmido -, não havendo, portanto, previsão de vertimento no reservatório. A Companhia tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso, conforme a elevação dos níveis.

A situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico.

Postar um comentário

0 Comentários