Em decreto, prefeitura reforça necessidade do uso de máscaras em Petrolina (PE)



Imagem de Juraj Varga por Pixabay 

Em decreto publicado no dia 30 de abril, a Prefeitura de Petrolina deixa claro no Artigo 4º a necessidade do uso de máscaras não somente para profissionais da área de saúde e demais serviços essenciais, como também para toda a população em geral que precise sair de casa e acessar vias da cidade ou ainda transporte público.

Desde o mês passado, novas recomendações foram emitidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto ao uso de máscara de proteção individual, inclusive, orientando as pessoas a confeccionarem as próprias máscaras de tecido, para servir de barreira física contra o novo coronavírus.

Vale lembrar, que a máscara sempre será de uso individual, não podendo ser compartilhada entre membros da família. De acordo com médicos e especialistas da Secretaria de Saúde de Petrolina, o item deve conter duas camadas de tecido (preferencialmente de algodão) para que seja de fato uma barreira eficiente contra microrganismos como vírus e bactérias. Para a fixação pode ser utilizado elásticos (que podem ser aqueles utilizados para prender o cabelo) ou ainda tiras para amarrar acima e abaixo da orelha. A mesma deve proteger o nariz e a boca para que seja eficaz. Para a higienização do item, a pessoa deve lavar utilizando água corrente e sabão ou ainda água sanitária deixando-o de molho por pelo menos dez minutos.

Ainda segundo a OMS, sempre que for necessário sair de casa o indivíduo deve colocar a máscara e ter uma de reserva preservada de contaminação externa, assim como também é preciso levar uma sacola para guardar a primeira máscara que deverá ser trocada após duas horas de uso. Dessa maneira, a máscara se torna mais uma aliada na prevenção ao coronavírus, junto ao uso de álcool 70% e a higienização corporal, de utensílios de uso pessoal e de ambientes. As informações são da Prefeitura de Petrolina / PE.

Postar um comentário

0 Comentários