Dedique menos de 1% do mês para cuidar melhor das suas finanças

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay 


Você já deve ter ouvido falar que tempo é questão de prioridade. Mas já refletiu sobre isso? Pois é, com menos de 1% do seu mês, é possível gerir a vida financeira de uma forma muito melhor. Assim, você vai dedicar TEMPO para aquilo que é PRIORIDADE e, certamente, vai te dar mais tranquilidade!

Sei que 2020 está diferente e 3/4 do ano ficou pra trás, mas se pararmos para pensar, todo ano falamos a mesma coisa: “esse ano passou muito rápido!”. A verdade é que quando olhamos para trás, parece mesmo que o tempo passou mais rápido. É que a nossa mente só traz aquilo que marcou, sejam fatos positivos ou negativos ao longo do ano, e isso faz com que tenhamos a impressão de que ele foi compilado. É aí que percebemos também que algumas metas não foram atingidas e caíram no esquecimento. Poderíamos facilmente ter realizado esses objetivos, mas, boa parte das pessoas, vive num fluxo comum e automático: trabalhar ao longo do mês para pagar as contas e poupar o que sobrar (se sobrar – para a maioria dos brasileiros, não sobra).

Para o que você dedica o seu tempo? Quais são as suas prioridades? Ouso dizer que, para a maior parte dos brasileiros, seria essencial dedicar mais tempo para o conhecimento, seja ele para a vida pessoal, profissional e no âmbito financeiro. De três a seis horas por mês dedicadas à vida financeira, você já consegue avançar com muita coisa. Isso mesmo: menos de uma hora por semana para entender, analisar melhor o extrato bancário, a fatura do cartão de crédito, o planejamento, um orçamento mensal e a saúde financeira do mês no geral.

Se antecipe e planeje o mês seguinte, de acordo com o que tem de despesas fixas e variáveis e, claro, observar ao fim de cada mês o que realmente se concretizou! Ou seja, comparar o previsto com o realizado e saber para onde está indo o seu dinheiro. Assim, você tem propriedade e rédeas mais curtas da sua vida financeira, tem uma base para tomar decisões e fazer os ajustes que julgar necessário.

Muitos que não têm controle, terminam entrando num ciclo negativo de, para ter mais dinheiro, trabalhar mais. Com isso, ficam mais ausente, sentem então a necessidade de compensar essa falta, muitas vezes com coisas materiais e, com isso, gastam mais, não usam da melhor forma e para manter o padrão trabalham mais...

Se organizar melhor, entender e respeitar as suas condições, viver num padrão de vida adequado, certamente te dá mais liberdade e a oportunidade de conquistar mais, sendo mais feliz e com os pés no chão.

Com tudo isso, conhecimento e consumo mais consciente, você vai abrir a cabeça para evoluir, e isso faz toda a diferença no longo prazo.

Tem uma frase de James W. Frick que gosto muito:

“Não me diga quais são as suas prioridades. Me mostre aonde você gasta o seu dinheiro e lhe direi quais são elas”.

Mais uma vez, eu digo: tempo é questão de prioridade. Perceba, então, entre as suas prioridades, a necessidade de abrir espaço para cuidar também da sua saúde financeira!   Essas informações são do Leandro Trajano / www.leandrotrajano.com

Postar um comentário

0 Comentários