Ministro do Desenvolvimento Regional participa do lançamento de licitação para conclusão de áreas irrigadas em Petrolina (PE)

(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )


O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho esteve nesta sexta-feira (16) em Petrolina, no Sertão Pernambucano. Ele participou do lançamento da licitação para conclusão das áreas irrigadas do Pontal Norte.

O Governo Federal deve investir cerca de R$ 200 milhões na obra, através do Programa Pró Brasil. Serão disponibilizados este ano, R$ 20 milhões e a previsão é de que o projeto irrigado esteja pronto em um prazo de até três anos.

"Investir nos perímetros irrigados que geram emprego, renda, ocupação em todo Nordeste brasileiro, neste projeto que é a transposição do rio São Francisco e suas obras acessórias. A questão aqui do Pontal é a conclusão de um projeto que já se iniciou há um tempo atrás, justamente o Pontal Norte que vai permitir que mais 4 mil hectares sejam irrigados. São perímetros públicos que serão concedidos a mais de 280 pequenos produtores e médios produtores. E nós imaginamos que isso vai agregar aqui em Petrolina pela expertise, experiência, pela capacidade que os produtores locais já têm, alguma coisa como 12 mil novos empregos", explicou o Ministro.

O investimento será destinado a obra e aquisição de equipamentos do Pontal Norte, que terá uma área irrigada de mais de 4 mil hectares. Serão 60 lotes empresariais, com média de 40 hectares por unidade e 268 lotes familiares, com média de 6 hectares por unidade.

"Hoje nós autorizamos a licitação do Pontal Norte. Essa obra vai ser feita em uma única etapa, só que ela vai ser dividida em algumas licitações. Nós vamos ter a etapa das obras civis, que vão ser licitadas ainda este ano. No início de novembro devemos estar lançando esse edital e vamos contratar também os equipamentos eletromecânicos, as bombas em licitações separadas para garantir uma maior economicidade para o projeto. Então essa obra deve durar em torno de três anos e a medida que a obra for ficando pronta, vamos buscar fazer etapas úteis para que os produtores possam ir iniciando as suas produções a medida que o projeto for avançando", ressaltou o Diretor Presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

A área Norte do Pontal vai usar água captada do Pontal Sul e terá uma infraestrutura hídrica de 23 km de canais e duas estações elevatórias. Deve gerar mais de 12 mil empregos e beneficiar quase 2 mil pessoas. A área Sul já foi concluída e está na fase de ocupação por pessoas que foram aprovadas em um processo licitatório. Agora está na fase de convocação dos selecionados que já começaram a ocupar as terras. Somando a área Norte e Sul, o projeto pontal terá 7.700 hectares irrigáveis, beneficiando mais de 32 mil pessoas e gerando quase 23 mil empregos diretos e indiretos.

"Quem mora aqui em Petrolina sabe a mudança que ocorreu no município e no entorno de Petrolina ao longo dos últimos 20 anos, com a consolidação do processo do pólo produtivo na área de frutas. Então você tem hoje aqui um aeroporto extraordinário, você tem aqui a capacidade de levar a produção para outros países do mundo e na hora em que você aumenta essa área e permite que outros irrigantes possam se apropriar dessa atividade que deu tão certo aqui, você certamente está multiplicando e potencializando uma ação que todos conhecemos e sabemos que ela dá certo", finalizou Rogério Marinho. Essas informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários