Chuva forte atinge Petrolina(PE) na manhã desta quarta-feira

Foto: Emerson Rocha / G1


Após os cerca de 120 milímetros de chuva que caíram giram no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na segunda-feira (2), causando inúmeros transtornos e deixando diversos bairros alagados, os moradores da cidade estão tendo mais uma manhã chuvosa nesta quarta-feira (4).

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), as chuvas que atingiram a região são provocadas devido a influência do sistema Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo a Apac, e a previsão do tempo indica que o sistema deve continuar no Sertão Pernambucano.

Na segunda-feira, a prefeitura de Petrolina informou que, em caso de emergência, a população pode ligar para o telefone da Defesa Civil, que é o 153, e funciona 24 horas.

Em nota enviada nesta quarta-feira, a prefeitura disse que "desde o início das chuvas no fim de semana, em uma ação conjunta das Secretarias de Infraestrutura, Social e Defesa Civil, foi iniciado um levantamento nos bairros com o propósito de minimizar os impactos nas áreas mais atingidas. Até o momento, não há registro de famílias desabrigadas".

A nota continua dizendo que "a cidade recebeu um grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo. Há locais na zona urbana que registraram mais de 100 milímetros, quando a média para todo o mês de novembro seria 40 milímetros. Já está previsto um projeto a fim de solucionar o problema de drenagem na cidade. A empresa contratada ficará responsável por desenvolver estudos das bacias hídricas existentes no município e elaborar um plano de ações que contemple o escoamento das águas da chuva".

Ainda segundo a prefeitura, "vale ressaltar ainda que mesmo recebendo regularmente serviços de limpeza e manutenção, alguns canais e galerias não conseguem drenar o volume grande de água em um curto intervalo de tempo. A população tem um papel fundamental ao longo de todo o ano, evitando descartar lixo em locais inapropriados". Essas informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários