Polícia prende grupo que comprava dívidas de pessoas para depois ameaçar e extorquir dinheiro no RS

Do Jonas Campos, RBS TV/G1

Foto: Jonas Campos/RBS TV


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul faz uma operação, na manhã desta quarta-feira (24), contra um grupo que comprava dívidas de trabalhadores e empresários para depois ameaçar e extorquir dinheiro dessas pessoas.

Até as 10h30, seis pessoas haviam sido presas. Estão sendo cumpridas 39 ordens judiciais, sendo 31 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão (quatro preventivas e quatro temporárias).

As ações ocorrem em sete cidades do RS: Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí e Santa Cruz do Sul.

Segundo a polícia, os criminosos perseguiam e cobravam até 10 vezes mais o valor inicial da dívida, tornando o pagamento impossível.

"Uma pessoa que tinha dívida de 5 mil, 10 mil reais, vivia sobre terror e, essa dívida, chegava a 100 mil, 200 mil", afirma o delegado Mario Souza.

Os suspeitos ameaçavam as famílias das pessoas que estavam devendo.

Durante a operação desta manhã, a polícia apreendeu dinheiro (reais e dólares), ouro e esmeraldas.

Áudios mostram graves ameaças

A Polícia Civil divulgou áudios, que foram obtidos durante as investigações, que mostram como os suspeitos eram violentos.

Em um trecho, o criminoso se identifica como "o cobrador da maior facção do estado".

“(...) não espera estar no banco de trás do meu carro com um saco preto na cabeça, não queremos te pôr dentro de um carro para poder acertar".

Em uma das sonoras, um suspeito ameaça: "Tu tem amor ao teu filho e a tua família tu resolve isso aí essa semana".

Em outro áudio, o criminoso afirma que não vai "ficar só na conversa".

"Cara, eu estou ficando de saco cheio já, que nem eu te falei cara, ninguém vai levar nós na conversa, cara, é bom tu dar jeito no dinheiro. Nós não queremos saber se tu largou na mão de quem foi ou de quem vai ir, só quero saber do dinheiro que foi largado na tua mão, e não vai ter ninguém para te defender cara, ninguém vai te defender de nós".

Postar um comentário

0 Comentários