Após um convite do professor da Facape/UPE, Genivaldo do Nascimento, e da Turismóloga e secretária da AD LIDER SSF-PE, Cynthia Clause, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Flávio Guimarães, e a diretora de Turismo, Taís Farias, realizaram uma visita aos Sítios arqueológicos no Riacho Pontal, em Rajada, distrito localizado a 80 quilômetros do município.
O roteiro foi iniciado pelos Sítios Arqueológicos da Manteiga 1, 2 e 3. Em seguida, foi feita uma produtiva visita o Parque de Energia Solar, depois ao Jardim de Cactos e, por fim, ao já famoso Açude das Pedras, que fica dentro da comunidade de Rajada. Foram vistas muitas figuras rupestres gravadas em baixo-relevo, que remontam à existência de comunidades pré-históricas no local. Além disso, foi percebida toda uma beleza feita pela própria natureza.
Para o secretário Flávio Guimarães, o objetivo é desenvolver um turismo rural, pedagógico, de experiência científico, criativo, de base comunitária e, por isso, o local pode entrar no roteiro turístico da cidade. “Somos uma região conhecida pela visitação às nossas vinícolas, às ilhas, aos nossos locais de gastronomia, e por que não agora inserirmos também esse roteiro rural? O esforço do município é o de possibilitar com que a história seja preservada e, ao mesmo tempo, que se possa estimular a visitação e o acesso ao conhecimento por parte de moradores locais e das pessoas que visitarem Petrolina”, pontuou Flávio.
“A nossa vontade é que a área seja preservada e funcione como um ponto de visitação turística. Que as pessoas possam conhecer um pouco mais dos elementos culturais e históricos que envolvem essa descoberta. Em especial para a comunidade local, que através do conhecimento desenvolve a relação de identidade e o sentimento de pertencimento. Possibilitando o desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico através do turismo rural”, completou a Turismóloga e secretária da AD LIDER SSF-PE, Cynthia Clause.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.