A constância de uma alimentação saudável deve ser executada desde o nascimento, isso para o bom desenvolvimento físico e mental do ser humano. Através de uma alimentação rica em nutrientes é possível ter um corpo mais resistente a doenças, principalmente, as ocasionadas por vírus e bactérias. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, dá dicas sobre a importância desta prática, em especial, neste momento de pandemia.
Educar o corpo e a mente com práticas saudáveis ajuda a aumentar a imunidade e, em pacientes doentes, ajuda a acelerar o processo natural de recuperação. Por isso, fazer uma alimentação com consumo de frutas, principalmente as cítricas, verduras e ingerir muita água, ajuda a manter o metabolismo adequado e garante assim, um organismo mais forte e resistente.
A nutricionista da Secretaria de Saúde de Petrolina, Célia Regina de Oliveira, explica quais nutrientes são indispensáveis. “Manter uma dieta rica em fibras, presentes nas frutas e verduras que garantem o bom funcionamento do intestino é fundamental, este, junto com o sistema respiratório, é nossa primeira linha de defesa. O alho e gengibre também são excelentes, por serem antioxidantes, têm boa quantidade de vitaminas A e C, além de serem ricos em selênio e quercetina, que agregam na sua função anti-inflatória”, destacou.
Na alimentação é preciso inserir nutrientes ricos em vitamina A, encontrados em vegetais alaranjados e brócolis; vitamina C, identificado na laranja, goiaba, acerola; selênio, presente em peixes e frutas; zinco, encontrado em carnes; ferro e proteínas, nas carnes e leguminosas. As raízes, como: macaxeira, batata doce, inhame, são excelentes e precisam ser consumidas com mais frequência, além de auxiliar a revigorar o corpo. Iogurtes e leites fermentados também possuem microrganismos que podem ajudar a estimular o sistema imunológico.
Para a nutricionista, Célia Regina, a má alimentação tem influenciado o crescimento de doenças crônicas e imunológicas, atingindo todas as faixas etárias. “Precisamos nos livrar de alimentos industrializados, ricos em conservantes, açúcares, gorduras, tudo isso leva o corpo a perder células boas, atrapalhando o processo de defesa do organismo e ocasionando doenças como hipertensão e diabetes, que têm crescido muito e atingido crianças, jovens, adultos e idosos. A educação alimentar é fundamental para uma vida com qualidade e livre de consequências ocasionadas por doenças, muitas vezes, evitáveis”, completou.
Para uma avaliação com nutricionista, a Secretaria de Saúde disponibiliza atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde, para consulta, é necessário um encaminhamento do médico ou enfermeira da unidade, a marcação é feita no próprio posto de saúde.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.