Dono de ferro-velho tentava abrir cilindro de gás quando houve explosão: 'Achei que estava vazio'

Do Fábio Devito, G1 Itapetininga e Região

Foto: Paulo Vieira/Arquivo Pessoal


O dono de um ferro-velho que ficou ferido durante uma explosão de cilindro de gás, em Capão Bonito (SP), publicou um vídeo nas redes sociais explicando que tentava esvaziar o equipamento no momento do acidente, registrado na terça-feira (30).

Paulo Vieira, de 57 anos, trabalha com o filho André em uma oficina que reaproveita peças e equipamentos de sucata. Segundo a dupla, o manuseio de equipamentos industriais é comum no ramo em que trabalham e que uma falha na válvula de segurança fez Paulo imaginar que o cilindro estava vazio.

“O cilindro veio junto de uma carga de sucata, que é o ramo em que a gente trabalha. A gente imaginava estar vazio, mesmo abrindo a válvula o ar não saía”, explicou André.

De acordo com o rapaz, esvaziar os equipamentos é justamente uma medida de segurança, pois nem sempre há informações claras sobre o material armazenado.

Ele ainda explica que o pai tentou forçar a saída da válvula de segurança com uma chave de fenda, enquanto estava sentado no equipamento. Foi neste momento que a explosão aconteceu. 
(assista  o vídeo abaixo).




“Foi um acidente, nunca aconteceu isso. É apenas uma questão de cuidado e atenção para qualquer tipo de cilindro. Mesmo abrindo a válvula e achando que ela está vazia, pode haver algum tipo de pressão lá dentro, então tomem cuidado”, alerta o rapaz.

Paulo, que agora passa bem, estava sentado no equipamento no momento da explosão. Ele foi levado para um hospital com queimaduras nas costas e ferimentos nos cotovelos.

Remoção da válvula de segurança

Profissionais garantem que a retirada de válvulas de segurança de equipamentos de alta pressão, como cilindros industriais, é perigosa.

De acordo com o engenheiro Timóteo Marquis Rosa, especializado no manuseio deste tipo de equipamento, cortar, furar ou danificar qualquer cilindro sob pressão pode resultar em explosões.

O engenheiro explica que estes equipamentos geralmente possuem dois dispositivos de segurança, uma válvula interna, responsável pelo controle da pressão, e uma válvula externa, para saída dos materiais armazenados.

“Se você abrir uma fissura, ou mesmo tentar cortar ou furar qualquer parte do cilindro, você vai enfraquecer a parede ou o encaixe da válvula. Por conta disso, antes mesmo de o gás sair pelo furo a alteração na pressão da válvula interna já resultará no rompimento das paredes”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, o descarte destes cilindros deveria ser homologado por um órgão responsável pela indicação da integridade desta válvula. É importante também se atentar se o equipamento contém etiquetas informando a validade destes mecanismos de segurança.

Postar um comentário

0 Comentários