Pernambuco intensifica investimentos com foco na universalização do saneamento

Reprodução


A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos destaca que o Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, vem investindo de forma sistemática em projetos e obras que visam à universalização do saneamento no Estado. Só nos últimos anos foram aplicados mais de R$ 4 bilhões em Pernambuco, e para este ano a previsão é recursos da ordem de 1,2 bilhão, em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com grandes empreendimentos estruturadores em curso.

Na trilha desses investimentos que visam à melhoria da qualidade de vida da população, a Compesa tem atuado em todo o território pernambucano. Um bom exemplo é o caso de Petrolina, que figura entre as 30 melhores cidades no ranking 2020 do Instituto Trata Brasil no quesito saneamento, com 100% de atendimento nos lares urbanos de água e 83,5% no atendimento de esgoto. Nos últimos dez anos, foram investidos, apenas em Petrolina, mais de R$ 200 milhões em obras e projetos, o que contribui para avançar na melhoria e ampliação dos serviços prestados.

Dados do Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal (IDGM), divulgados no início deste ano pela Revista Exame, mostram, ainda, que o volume de esgoto tratado na cidade passou de 5.981 mil metros cúbicos ao ano para 9.746 mil metros cúbicos, ou seja, quase dobrou em uma década (2009-2019). Outro dado de destaque revela que o saneamento básico foi um dos maiores responsáveis pelo crescimento do município em qualidade de vida nos últimos anos, colocando Petrolina como a cidade que possui a melhor qualidade de vida no Nordeste. Além disso, o estudo aponta que a Compesa chegou a 100% dos lares dos petrolinenses, atingindo o primeiro lugar entre as cidades analisadas em 2019.

Esses resultados reforçam que a atuação do Governo do Estado e da Compesa promovem um dos maiores programas de saneamento do Brasil, que continuará avançando para beneficiar a população de Petrolina.

Sobre a audiência pública realizada nesta segunda-feira (28) pela Alepe, a Seinfra esclarece que a sessão virtual teve o objetivo de debater o projeto de lei complementar que trata da criação das Microrregiões de Água e Esgoto. A proposta do Governo em consonância ao Novo Marco Legal do Saneamento, atendendo aos princípios de viabilidade técnica, econômica e financeira dos blocos, é a criação de duas microrregiões: a do Sertão e da RMR-Pajeú.

Desta forma, será possível a atração de capital privado para investimentos em políticas públicas voltadas à universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de manter o instrumento do subsídio cruzado o que é de extrema importância para garantir a permanência da tarifa única para a microrregião. Por isso, a visão social para este tema é imprescindível, pois se o privado só entrar em municípios pernambucanos que dêem retorno financeiro, ele certamente vai contemplar menos de 20% do território estadual.

Além disso, é importante destacar que em Pernambuco está inserida a região com a menor disponibilidade hídrica do país, o que gera um grande desafio com a execução de obras de infraestrutura para levar água a municípios deficitários, por isso que o subsídio cruzado se faz de fundamental importância para garantir a universalização da água e esgoto para os cidadãos pernambucanos.

Essas informações são da Ascom - Seinfra PE

Postar um comentário

0 Comentários