Guilherme Coelho reúne MAPA, produtores e instituições do Vale do São Francisco para discutir o combate à mosca das frutas

Foto: Ascom / Guilherme Coelho


O objetivo de tornar o Vale do São Francisco uma zona livre da mosca das frutas, reuniu representantes do agronegócio da região nesta quarta-feira (4), no Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro (BA). O evento que foi articulado por Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), contou com a participação de Carlos Goulart, diretor de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), produtores e representantes de instituições ligadas ao segmento na região.

Na ocasião, o presidente da Abrafutas salientou que a mosca das frutas não é só um problema para quem exporta, mas também para quem vende no mercado interno. "Nosso trabalho inicial é fazer com que todos os produtores entendam a necessidade de se adotar técnicas e medidas de manejo. O Vale é referência em fruticultura, mas ainda está atrasado no enfrentamento dessa praga. Muitas regiões já são zonas livres da mosca das frutas e não podemos descansar enquanto não atingirmos esta meta aqui", destacou Guilherme Coelho.

O representante do MAPA pontuou que o departamento de Sanidade Vegetal do Ministério conta com 12 programas de erradicação de pragas voltados para a fruticultura. Segundo ele, a situação da mosca das frutas no Vale do São Francisco é um problema que o Governo não consegue resolver sozinho. “Existem as medidas que o Ministério quer fomentar, como: monitoramento: controle cultural; controle químico; e controle biológico. Mas isso deve ser feito em conjunto com órgãos estaduais e produtores. É fundamental uma associação como a Abrafrutas liderar esse processo que vai trazer resultados para todo o coletivo", afirmou Carlos Goulart.

O evento contou com representantes da Adagro, Embrapa, Codevasf, Univasf, ADAB, Sebrae-PE, Sebrae- BA, Senar, CNA, DINC, Valexport, Governo do Estado da Bahia, Governo do Estado de Pernambuco e representantes do setor privado.

Essas informações são da Ascom - Guilherme Coelho

Postar um comentário

0 Comentários