Castramóvel retoma com as ações em Petrolina (PE)

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Nesta quarta-feira (13), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), retomou as atividades de castração dos animais de rua através do Castramóvel. A partir desta quarta (13) até sexta-feira (15), a unidade móvel estará atendendo próximo ao Parque Municipal Josefa Coelho. O objetivo é castrar os animais de pequeno porte que estejam em boas condições de saúde, em especial os cães, que são possíveis vetores da leishmaniose.

Antes de passarem pela castração, os bichos fazem exames para detectar a doença, caso o resultado seja positivo o animal é levado para o CCZ. Depois dos procedimentos, os cães ou gatos que forem adotados vão ganhar um kit para higiene pessoal. A ação é uma parceria com a empresa Unilever, através da marca Cafuné, especializada em produtos de animais.

O castramóvel iniciou as atividades ainda durante o mês de julho, o primeiro bairro atendido foi o Loteamento Recife. Na época, em média de 40 animais foram castrados, destes, dois foram adotados e os demais voltaram ao local de origem. A castração tem como principal objetivo o controle populacional, bem como tratar as zoonoses e evitar a propagação, principalmente, da leishmaniose no ser humano.

Para a realização dos procedimentos, dois médicos veterinários atuam na unidade. O veículo está equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória. O Castramóvel tem estrutura para realização de até 50 cirurgias por semana.

Após o procedimento, os animais são direcionados para o CCZ, onde ficarão para os cuidados pós-cirúrgicos. “Estamos com essa programação em locais onde foram detectados casos positivos de leishmaniose em humanos, assim como estamos expandindo essas ações a espaços onde concentram um grande número de animais e que tenham movimentação de pessoas. Durante os próximos dias, estamos realizando as castrações no Parque Municipal, consequentemente, vamos para outros pontos após esse local”, destacou o Coordenador do CCZ, Kahel Neves.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários