Unidades Básicas de Saúde promovem ações voltadas ao Outubro Rosa em Petrolina (PE)

Foto: Divulgação/Ascom PMP


No último sábado (16), as Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Cohab VI, Pedra Linda, Projeto Maria Tereza e distrito de Rajada estiveram abertas com ações de prevenção voltadas ao Outubro Rosa. As unidades funcionaram a partir das 7h da manhã e ofereceram serviços de coleta de sangue, consulta médica e de enfermagem, palestras, vacinação e momento de beleza. A ação teve como objetivo proporcionar as mulheres um momento de cuidados e atenção à saúde.

Quem aproveitou a oportunidade foi a moradora do bairro Cohab VI, Maria Aparecida Rodrigues. “A agente de saúde passou na minha residência e falou que o postinho estaria aberto para consultas e exames, eu vim fazer meus exames, aí vi a sala de vacina aberta, aproveitei e já fui tomar a vacina também. Fiz um monte de coisas num dia só. Com certeza é muito proveitoso para nós ter este momento de mais atenção à saúde. Durante a semana é muito corrido, aí aberto no sábado facilita muito”, explicou.

Cuidar da saúde da mulher vai além de consultas e exames, proporcionar bem-estar, comodidade e qualidade dos serviços são essenciais para o processo de autocuidado. “Durante o dia realizamos mutirão de preventivos por demanda livre, proporcionamos também atendimento médico, coleta laboratorial, palestras como nutricionista, psicóloga, educadora física, tivemos ainda sala de vacinação aberta para atualização da caderneta, além de ofertar as mulheres um momento de beleza, através de maquiagem. Foi um conjunto de ações voltadas especificamente para a saúde da mulher, vale destacar que é importante chamar a atenção deste público para a prevenção de doenças. Quem não pode vir à unidade durante a semana, no sábado pudemos ofertar mais este dia para se cuidar”, destacou a enfermeira e coordenadora da UBS Beatriz Rocha, Kaline Aquino.

As ações com abertura das Unidades Básicas de Saúde aos sábados seguirão, com isso, mais comunidades serão contempladas com os serviços no final de semana. A secretaria reforça que para a realização de exames, mesmo de rotina, é necessário passar por uma consulta médica ou de enfermagem, o profissional vai avaliar quais procedimentos são necessários a partir do relato da paciente, com isso, a importância do cuidado e prevenção.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários